Em Brasília (DF) – 13.10.2015
O torneio qualificatório definiu as últimas duplas classificadas à fase de grupos do Circuito Banco do Brasil Sub-23, em Brasília (DF). As duas partidas do dia, válidas pelo torneio masculino, foram realizadas no Parque da Cidade, que recebe o torneio até a próxima quinta-feira (15.10), com entrada franca à torcida e presença de grandes promessas das areias.
No primeiro jogo do dia, Gabriel e Romildo (DF) venceram João e Gabriel (BA) por 2 sets a 0 (21/13, 21/12) e conquistaram a vaga na fase de grupos. O segundo duelo seria entre Admilson/Mateus (BA/DF) contra Brendo/Thiago (PI/AM), mas o baiano e o candango venceram o duelo por desistência (W.O.), garantindo a segunda vaga.
Entre os classificados, destaque para um ‘filho de peixe’. Gabriel é filho do atleta brasiliense Felício e eles inclusive já atuaram juntos em etapas.
‘É sempre muito bom jogar em casa, com o apoio da torcida, amigos e família. É o primeiro torneio Sub-23 que eu e meu parceiro disputamos, somos novos, mas é importante jogar contra duplas com mais experiência. A dupla adversária era um pouco menos experiente, conseguimos impor nosso ritmo e conseguir essa importante vaga. A expectativa é de que seja melhor ainda amanhã’, disse Gabriel, que completou.
‘Meu pai foi um grande incentivador, me espelho muito nele e poder jogar ao seu lado foi grande orgulho. Jogava tênis e aos 14 passei para o voleibol. Além dele, outra inspiração é o Bruno Schmidt, que é daqui de Brasília, amigo da família e um craque de bola’.
Os classificados no quali se juntam a Vinícius/Matheus Baby (ES/RJ), Arthur Lanci/Eduardo Davi (PR), Jonas/Matheus Maia (RJ), Igor Borges/Gabriel Gouveia (RJ), Vitor Micael/Lucas (DF), Jefferson/Pedro (CE/PB), Fernando/Antônio Carlos (ES/RJ), Salvino/Gabriel Mussi (MG/RJ), Raul/Daniel (SE/RJ) e Pedro/André (PB/PR), classificados pela pontuação no ranking.
No torneio feminino, com 12 duplas inscritas, não houve necessidade da realização do qualificatório. Todos os times foram classificados pelo ranking de entradas e serão divididos em três grupos de quatro duplas.
As equipes classificadas são Duda/Tainá (SE), Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE), Andressa/Paula Hoffmann (PB/RJ), Beatriz/Amanda (RJ), Carol/Victoria (SE/MS), Paola/Sofia (SC/DF), Thamara/Maria Clara (BA/RJ) e Ju/Clicia (AM), Roberta Glat/Ana Carolina (RJ), Anna Luisa/Carolina (RS), Olga/Thais Belota (DF/RJ) e Marina/Kawane (MG/SP).
Sistema de disputa
As 12 duplas finais são divididas em três grupos de quatro e duelam pela primeira fase, no segundo dia de competições (quarta-feira). Avançam os primeiros e segundos colocados de cada grupo, além dos dois melhores terceiros colocados.
Ainda no segundo dia dos torneios ocorre a disputa das quartas de final. O terceiro e último dia (quinta-feira) tem a disputa das semifinais, bronze e finais dos dois gêneros. O torneio foi criado no final de 2011, visando dar mais um passo a favor do fortalecimento das categorias de base do Vôlei de Praia brasileiro, promovendo uma integração ao profissional.