Em Goiânia (GO) – 23.10.2015
As semifinais da etapa de Goiânia do Circuito Brasileiro Open 2015/2016 foram definidas nesta sexta-feira (23.10), com a realização das partidas da repescagem e quartas de final. E entre os quatro times que disputarão medalhas, duas equipes estreiam nesta fase na atual temporada: Oscar e Thiago (RJ/SC), que enfrentarão Guto/Saymon (RJ/MS), e Bruno/Hevaldo (AM/CE), que encara Pedro Solberg/Evandro (RJ) por um lugar na decisão.
Os jogos das semis ocorrem neste sábado (24.10), na arena montada no estacionamento do Flamboyant Shopping, com entrada franca à torcida, a partir das 13h20. As finais ocorrem no mesmo dia, com transmissão ao vivo do canal SporTV 3, a partir das 19h. O torcedor também poderá acompanhar todos os jogos ao vivo pelo link cbbvp.cbv.com.br/index.php/aovivo.
Guto e Saymon (RJ/MS), campeões da primeira etapa, em Brasília (DF), chegam à semifinal invictos com duas vitórias na fase de grupos. Nas quartas de final, triunfo por 2 sets a 1 (19/21, 26/24, 16/14) sobre os campeões mundiais e representantes do Brasil nos Jogos Olímpicos de 2016, Alison/Bruno Schmidt (ES/DF). Motivo de empolgação do carioca Guto, que destaca o crescimento da parceria formada no meio do ano.
‘Inicialmente o nosso objetivo não era estar brigando por títulos tão cedo, mas as coisas foram fluindo muito bem, estamos na disputa para sermos campeões brasileiros. Mudamos o discurso. Vamos aproveitar o máximo de tempo que tivermos para treinarmos juntos, este ano temos três etapas restantes. Nosso objetivo é ficar no pódio e brigar pelo primeiro lugar’, analisou o jogador de 22 anos.
Oscar e Thiago (RJ/SC) tiveram um caminho um pouco mais complicado por terem perdido um jogo na fase de grupos. Veio a superação, com vitória na repescagem e, em seguida, nas quartas de final sobre Luciano/Márcio Araújo (ES/CE) por 2 sets a 0 (21/10, 21/13). Oscar comemora a barreira ultrapassada após boas apresentações nas últimas etapas.
‘Ficamos realmente muito felizes por chegarmos à semifinal. Brigamos muito nas últimas etapas nas quartas de final. Em Brasília fizemos um jogo muito bom, mas perdemos no detalhe para Ricardo e Emanuel no finalzinho. Na etapa passada eu estava bastante doente e joguei no sacrifício. E aqui em Goiânia estamos indo bem, nossa comissão técnica está muito empenhada no processo de evolução. Espero repetir o ótimo desempenho de hoje’.
Bruno e Hevaldo, vice-campeões brasileiros na última temporada, também realizaram quatro jogos até alcançarem a semifinal. Nas quartas, triunfo por 2 sets a 1 (17/21, 21/15, 15/10) sobre Álvaro Filho e Vitor Felipe (PB) e classificação para buscarem a primeira medalha na edição 2015/2016 do Circuito Brasileiro.
‘Nossa parceria é praticamente um casamento. Dividimos o quarto, comemos juntos, viajamos juntos. É muita paciência, muita cumplicidade e muita amizade com o Bruno. Viemos de dois resultados ruins e isso serviu para forçarmos mais, treinarmos mais, para buscar um futuro próspero, não necessariamente nesta etapa, mas acabou acontecendo. Tudo que acaba não sendo positivo tem que servir para crescer adiante’, disse Hevaldo.
Pedro Solberg e Evandro (RJ) tiveram o mesmo caminho até a semifinal, tendo disputado a repescagem no clima bastante quente e seco de Goiânia. Nas quartas de final, vitória sobre os campeões olímpicos Ricardo e Emanuel (BA/PR) por 2 sets a 0 (21/17, 21/19), na reedição da final da etapa passada, em Contagem (MG), quando o baiano e o paranaense levaram a melhor.
‘A torcida foi fantástica, criou um clima muito legal para a partida, nos ajudou muito. Foi um jogo muito difícil, contra a maior dupla de todos os tempos e pela qual temos o maior respeito. Mas jogamos muito bem hoje, estou feliz e quero agradecer minha comissão técnica. Amanhã tem mais e vamos buscar o título’, comemorou Pedro Solberg.
Homenagem
Antes do duelo das quartas de final, os paraibanos Álvaro Filho e Vitor Felipe, além do técnico Ernesto Vogado, receberam um certificado da Odepa (Organização Desportiva Pan-Americana) pela participação e conquista da medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015, no Canadá. Os brasileiros foram aplaudidos pela torcida, que valorizou a conquista.
Cada dupla campeã de uma etapa do Open soma 400 pontos no ranking da temporada, além de levar para casa um prêmio de R$ 45 mil. Todas as equipes são premiadas, e somando os dois naipes, o torneio distribui mais de R$ 420 mil aos atletas.
O Circuito Brasileiro Vôlei de Praia Open passa ainda neste ano por Bauru (SP), de 12 a 15 de novembro, e Curitiba (PR), de 3 a 6 de dezembro. O calendário da temporada 2016 ainda será anunciado pela CBV. Além disso, também no próximo ano ocorre o SuperPraia, que reúne as oito melhores duplas da temporada.
SEMIFINAIS
Guto/Saymon (RJ/MS) x Oscar/Thiago (RJ/SC)
Bruno/Hevaldo (AM/CE) x Pedro Solberg/Evandro (RJ)