pATROCINADOR OFICIAL

Curso Internacional de arbitragem no vôlei de praia tem início

Capacitação

2 de novembro de 2015

Mesa diretora do Curso

(Alexandre Arruda/CBV)

O Curso para Candidatos a Arbitro Internacional de Vôlei de Praia, com chancela da Federação Internacional de Voleibol (FIVB) e organizado pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), foi aberto oficialmente nesta segunda-feira (02.10), no Rio de Janeiro (RJ). O curso reúne candidatos de 10 países, incluído o Brasil, e tem duração de sete dias, com atividades na Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx), na Urca.

O diretor executivo da CBV, Ricardo Trade, destacou a importância de capacitar tecnicamente os profissionais envolvidos com o esporte. “Esta é uma preocupação constante, e nesta missão sabemos que podemos contar sempre com a Escola de Educação Física do Exército”, comentou Ricardo Trade.

O comandante do Centro de Capacitação Física do Exército, general-de-divisão Décio Santos Brasil, lembrou a parceria de longa data com a CBV.

“Estamos sempre abertos às iniciativas do vôlei e de desenvolvimento do esporte como um todo”, lembrou, destacando que as instalações da EsEFEx serão utilizadas pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) na preparação do Time Brasil para os Jogos Olímpicos Rio 2016.

O representante da Confederação Sul-americana de Voleibol, Marcelo Wangler, destacou a importância da realização de um curso de arbitragem no continente.

“É uma capacitação importante para nossos árbitros e a oportunidade de realizarmos intercâmbio”, avaliou.

Além do Brasil, que tem seis profissionais participantes do curso, também estão representados Argentina, Colômbia, México, Venezuela, Uruguai, Chile, Paraguai, Peru e Espanha. A diretora do curso é Maria Amélia Villas-Bôas, ex-árbitra internacional e que atualmente coordena a arbitragem nas etapas do Circuito Brasileiro.

As aulas estão a cargo do escocês Alexander Steel e do português José Casanova. Hoje quatro das dez vagas do Brasil na arbitragem do vôlei de praia estão disponíveis, e os seis candidatos do país são Rodrigo Paiva de Araújo (RN), Priscila Jochem (SC), Esdras Figueiredo Souza de Oliveira (PB), Marcelo Correia de Araújo (DF), Luciene Ferreira (RJ) e Murilo Bastos Junqueira (RJ). O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do vôlei brasileiro.