pATROCINADOR OFICIAL

Campeão olímpico Emanuel e nova geração representam paranaenses em casa””

quinta etapa

1 de dezembro de 2015

Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 01.12.2015

A torcida de Curitiba fará a festa nesta semana, com a 5ª etapa do Circuito Brasileiro Vôlei de Praia Open, disputado no Parque Barigui. Três atletas, porém, devem ter um reforço nas arquibancadas. O campeão olímpico Emanuel, e os jovens Arthur Lanci e Eduardo Davi, de 19 e 21 anos, respectivamente, atuarão no estado onde nasceram’. Os jogos começam a partir de quinta-feira (03.12) e seguem até domingo (06.12).

Emanuel, que começou atuando no vôlei de quadra, no Curitibano, aos poucos foi sendo seduzido pela areia. O curitibano espera agora poder fazer bons jogos em casa para também inspirar novos praticantes.

‘Acho fantástico retornar para minha cidade natal em uma etapa, ainda mais com outros representantes do estado. Espero que a torcida possa se divertir, que possamos motivar alguns jovens jogadores, talvez até do voleibol de quadra. Os amigos e familiares já estavam esperando por este momento, alguns de clubes em que atuei na infância. São apaixonados pelo esporte e estar perto dessas pessoas será especial’, disse.

O campeão olímpico Emanuel também relembrou os momentos mais especiais que viveu no vôlei de praia atuando no Paraná. Ele foi campeão em 1995, jogando ao lado de Zé Marco (PB), e 2008, desta vez tendo como parceiro o baiano Ricardo.

‘Uma etapa foi bastante especial, quando os jogos foram realizados no Jardim Botânico, em 1993. Estava começando minha carreira, jogava ao lado de Aloísio, e fiquei impressionado com a quantidade de torcedores. Outro momento marcante foi em 2012, quando a arena foi montada no Parque Barigui. É um local que faz parte de uma área de saúde da cidade, onde as pessoas vão para se exercitar. Tudo ligado ao esporte’, destacou.

Arthur e Eduardo Davi chegam credenciados como grandes apostas para o futuro do vôlei de praia. O primeiro se sagrou campeão mundial Sub-19 em 2014, ao lado do paraibano George. Além disso, a parceria paranaense também foi campeã brasileira em todas as categorias de base: Sub-19, 21 e 23. Inclusive venceram os ídolos Ricardo e Emanuel na etapa de abertura desta temporada, em Brasília (DF).

A lista ainda teria a campeã mundial Ágatha, que terá um período de descanso após uma temporada longa e exigente, que resultou na vaga aos Jogos Olímpicos. Ela e a parceira Bárbara voltam ao Circuito Brasileiro no início de 2016.

O torneio masculino terá Evandro/Pedro Solberg (RJ), Guto/Saymon (RJ/MS), Ricardo/Emanuel (BA/PR), Alison/Bruno Schmidt (ES/DF), Thiago/Pedro Cunha (SC/RJ), Hevaldo/Bruno (CE/AM), Luciano/Márcio Araújo (ES/CE), Oscar/Allison (RJ/SC), Álvaro Filho/Vitor Felipe (PB), Eduardo Davi/Arthur Lanci (PR), Léo Gomes/Bernat (RJ), André/Daniel Souza (ES/RJ), Jô/George (PB), Marcus/Vinícius (RJ/ES), Harley/Benjamin (DF/MS) e Anderson Melo/Nilton (RJ/RO).

Na competição feminina as duplas serão Larissa/Talita (PA/AL), Juliana/Maria Elisa (CE/PE), Duda/Elize Maia (SE/ES), Maria Clara/Carol (RJ), Vivian/Taiana (PA/CE), Val/Josi (RJ/SC), Rachel/Ângela (RJ/DF), Lili/Carolina Horta (ES/CE), Érica Freitas/Danielle (MG/MS), Rebecca/Neide (CE/AL), Andrezza/Naiana (AM/CE), Izabel/Camila (PA/RJ), Tainá/Andressa (SE/PB), Thaís/Carolina (RJ), Flávia/Amanda (RJ) e Thati/Renata (PB/RJ).

SISTEMA DE DISPUTA
O Circuito Brasileiro Open será realizado em quatro dias. Os jogos começam na quinta-feira (03.12), quando as 16 duplas do torneio masculino disputam a primeira fase. Na sexta-feira, (04.12) ocorrem a repescagem (Round 1) e as quartas de final do torneio masculino, assim como a primeira fase e repescagem do torneio feminino.

O sábado (05.12) é reservado para as semifinais, disputa de bronze e final do torneio masculino, além das quartas de final e semifinais do torneio masculino. O domingo (06.12) sedia a disputa de bronze e a final do torneio feminino. As disputas por medalhas em ambos os naipes contam com transmissão do SporTV.

Os primeiros colocados de cada grupo – nos dois naipes – avançam direto às quartas de final, enquanto segundos e terceiros de cada chave disputam o Round 1 (repescagem). Os vencedores das quartas avançam às semifinais.

CREDENCIAMENTO
Os jornalistas e fotógrafos interessados em realizar a cobertura da etapa de Curitiba (PR) do Circuito Brasileiro Open devem enviar pedido de credenciamento nome completo, função, veículo e RG para o e-mail ‘imprensa@volei.org.br’. A retirada das credenciais será realizada na própria arena, de quinta-feira (03.12) até sábado (05.12).

Os profissionais deverão apresentar-se com o crachá funcional do veículo pelo qual trabalham ou com uma carta de solicitação de credenciamento em papel timbrado do mesmo, assinado pelo chefe de reportagem ou editor. O jornalista Renan Rodrigues (21 99290-4767) realizará o credenciamento e auxiliará a imprensa.

Importante: Não haverá entrega de credenciais no domingo (06.12), dia das finais do torneio feminino.

SERVIÇO – CIRCUITO BRASILEIRO – CURITIBA (PR)
Data: De quinta-feira (03.12) a domingo (06.12)
Horários: Quinta, das 09h às 18h; Sexta, das 8h às 21h30; Sábado, das 10h às 16h, e das 17h30 às 22h; Domingo, das 09h às 11h30
Local: Parque Barigui, Av. Cândido Hartmann, s/ n°
Entrada Franca