O Sada Cruzeiro (MG) foi ao Vale do Paraíba e, mesmo diante da torcida adversária, levou a melhor sobre o Funvic/Taubaté (SP), na tarde deste sábado (27.02), por 3 sets a 1. A equipe mineira contou com boa atuação do oposto Wallace, eleito o melhor da partida por votação popular, e venceu com parciais de (25/22, 22/25, 28/26 e 25/17) após 2h46 de partida válida pela oitava rodada do returno da Superliga masculina de vôlei 2015/2016.
Com o resultado, o Sada Cruzeiro, líder da competição, abriu vantagem em relação ao Funvic/Taubaté, segundo colocado. Os dois entraram em quadra com apenas dois pontos de diferença, 45 e 43, e a vitória por 3 sets a 1 levou o time mineiro a 48, mantendo a equipe paulista com a mesma pontuação.
Jogador mais votado no site da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), Wallace recebeu o Troféu VivaVôlei e comentou sobre o jogo, citando a parada que houve no terceiro set por falta de energia, quando seu time estava com quatro pontos atrás no placar (18/14).
“Uma parada no meio do set, como aconteceu hoje, é sempre muito ruim para nós, jogadores. Esfriamos e isso atrapalha na volta, mas deu tudo certo. Nosso time mais uma vez se superou, se recompôs, mesmo estando atrás, em um set que parecia perdido, mas o grupo foi guerreiro e não desistiu em momento algum. Nessa hora, isso faz diferença”, disse Wallace.
O oposto acredita que, para conseguir a vitória na casa do adversário, seu time precisou de união. “O fundamental hoje foi o nosso time estar fechado. Perdemos o Leal, mas o Winters entrou muito bem e mostrou que o nosso grupo é completo, mantendo o nível do time mesmo com troca de jogadores. A torcida deles sempre empurra muito o time, mas nós entramos bem focados para que isso não interferisse”, explicou Wallace.
Mesmo com a derrota do seu time, o oposto Sanchez foi o maior pontuador no duelo dos dois primeiros colocados da Superliga. Nesta tarde, o cubano marcou 18 pontos a favor do Funvic/Taubaté. Seu companheiro de time, Lucarelli, lamentou alguns chances desperdiçadas pelo seu time ao longo da partida.
‘A parada com a falta de luz foi um acontecimento que, sem dúvida, nos atrapalhou. Estávamos com quatro pontos na frente e não conseguimos manter. De qualquer forma, tivemos oportunidades de fechar o set e de vencer o jogo e não soubemos aproveitá-las. Foi uma pena’, disse Lucarelli.
Na nona rodada, o Funvic/Taubaté irá ao Rio Grande do Sul enfrentar o Lebes/Gedore/Canoas (RS), enquanto o Sada Cruzeiro voltará a jogar em casa, diante do Brasil Kirin (SP). Os dois jogos serão na próxima quinta-feira (03.03).
O JOGO
O Funvic/Taubaté abriu o placar do jogo no erro do adversário. O time da casa marcou mais um no bloqueio de Deivid. Wallace marcou o primeiro do Sada Cruzeiro. O jogo teve um início equilibrado (6/5). Depois de grande saque de Lipe, Raphael encontrou Lucarelli bem posicionado e o Taubaté abriu dois (8/6). No ponto de saque de Filipe, o Sada empatou em 8/8. No bloqueio de Deivid, o time paulista voltou a abrir vantagem (11/9). O Funvic/Taubaté fez 16/14. O Sada mais uma vez buscou e deixou tudo igual (17/17). De novo, o time da casa abriu dois em 19/17. E, no bloqueio de Leal, mas um empate: 20/20. O time mineiro, então, passou a frente e, com Leal, fez 22/20. A parte final do set seguiu equilibrada e, com Wallace, o time cruzeirense fechou em 25/22.
O segundo set começou da mesma forma, com equilíbrio entre as duas equipes. No ace de Otávio, o Funvic/Taubaté fez 5/3. O Sada Cruzeiro buscou e, no bloqueio de Éder, deixou tudo igual no placar: 6/6. O time da casa voltou a abrir em 9/7. Com Otávio, o Taubaté fez 11/9. O Sada Cruzeiro empatou novamente em 13 pontos. No ponto de saque de Lucarelli, o Funvic/Taubaté chegou a 17/14. Otávio pontuou e o time da casa fez 20/18. No ataque de Wallace, o Sada Cruzeiro encostou em 21/20. Com Deivid bem no bloqueio e ajudando a equipe da casa, o placar chegou a 24/21. No final, com Lipe, o Funvic/Taubaté fechou em 25/22.
O terceiro set teve um início um pouco melhor para o Sada Cruzeiro, que eu fiz 5/3. O Funvic/Taubaté chegou e deixou tudo igual em 6/6. No bloqueio de Otávio, o time da casa fez 10/9. Depois de uma bola bastante disputada, Isac bloqueou e o time mineiro fez 12/11. Os donos da casa, então, reagiram e, bem no saque, assumiram o comando do marcador em 14/12. Com dois pontos de saque seguidos de Otávio, o Funvic fez 16/12. O time paulista assegurou os quatro pontos de vantagem em 18/14. A partida foi paralisada por falta de energia e, na volta, o Sada Cruzeiro reduziu a vantagem adversária (19/17). O Taubaté voltou a pontuar bem (22/18). O time mineiro reagiu e, com Filipe, encostou em 23/22. No final, muito equilíbrio. No erro do Taubaté, 24/24. Com Wallace, o Sada fechou em 28/26.
O empate logo no começo do set em 3/3 demonstrou mais equilíbrio no jogo. Na sequência, com Otávio, o Funvic/Taubaté abriu três: 6/3. O Sada Cruzeiro buscou e deixou tudo igual em 6/6 e na sequência abriu dois em 9/7. Em grande saque de Isac, o Sada fez 11/8. No bloqueio de Deivid, o Taubaté encostou em 11/10. Contando com erros do adversário, o time cruzeirense fez 13/11 e Cezar Douglas pediu tempo. A conversa fez efeito e o Funvic/Taubaté empatou em 13/13. A partir deste momento, o Sada Cruzeiro abriu boa vantagem e colocou seis de diferença em 21/15. O placar ainda foi a 22/15. No final, 25/17 para o Sada Cruzeiro.
EQUIPES
FUNVIC/TAUBATÉ – Raphael, Sanchez, Otávio, Deivid, Lucareli e Lipe. Líbero – Felipe
Entraram – Ialisson, Japa, Pedro, Léozão
Técnico: Cezar Douglas
SADA CRUZEIRO – William, Wallace, Éder, Isac, Leal e Filipe. Líbero – Serginho
Entraram – Fernando, Alan, Winters
Técnico: Marcelo Mendez
SUPERLIGA MASCULINA 15/16
OITAVA RODADA DO RETURNO
27.02 (SÁBADO) – Funvic/Taubaté (SP) 1 x 3 Sada Cruzeiro (MG), às 14h45, no Abaeté, em Taubaté (SP) (22/25, 25/22, 26/28 e 17/25)
27.02 (SÁBADO) – Minas Tênis Clube (MG) x Copel Telecom Maringá Vôlei (PR), às 16h, na Arena Minas, em Belo Horizonte (MG)
27.02 (SÁBADO) – Montes Claros Vôlei (MG) x Lebes/Gedore/Canoas (RS), às 18h, no Tancredo Neves, em Montes Claros (MG)
27.02 (SÁBADO) – São José Vôlei (SP) x JF Vôlei (MG), às 19h, no Tênis Clube, em São José dos Campos (SP)
27.02 (SÁBADO) – Sesi-SP x Voleisul/Paquetá Esportes (RS), às 20h, na Vila Leopoldina, em São Paulo (SP)
29.02 (SEGUNDA-FEIRA) – Brasil Kirin (SP) x Bento Vôlei/Isabela (RS), às 18h30, no Taquaral, em Campinas (SP) – SPORTV
O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do vôlei brasileiro