Pela terceira vez consecutiva Alison/Bruno Schmidt (ES/DF) e Álvaro Filho/Saymon (PB/MS) decidirão o título de uma etapa Open do Circuito Brasileiro Vôlei de Praia 2016/2017. Desta vez o confronto terá como palco a cidade de São José, em Santa Catarina, quinta parada da temporada. Neste sábado (10.12) as duas parcerias conquistaram uma vaga na final com vitórias por 2×0 na fase semifinal.
A briga pelo ouro, que será neste domingo (11.12), por volta das 11h30, será a quinta seguida de Álvaro e Saymon, e a última dupla a alcançar esta marca era formada por Bruno Schmidt e Pedro Solberg, que chegaram a fazer sete finais consecutivas na temporada 12/13, quando foram campeões brasileiros. Já Bruno e o parceiro Alison chegam pela terceira vez na decisão e o duelo servirá como “prova real” já que cada lado conquistou um ouro e uma prata.
O terceiro lugar será definido entre Guto/Benjamin (RJ/MS) e Arthur Lanci/Eduardo Davi (PR). O SporTV transmite ao vivo ambas partidas, além das disputas por medalhas no naipe feminino. Todos os jogos têm entrada franca e acontecem na arena montada na Avenida Beira-Mar da cidade catarinense. Os portões serão abertos por volta das 8h.
O primeiro duelo semifinal pelo torneio masculino colocou frente a frente dois representantes do Mato Grosso do Sul de gerações diferentes. De um lado, o jovem Saymon, que joga com o paraibano Álvaro Filho, buscava a quinta decisão consecutiva na temporada, enquanto na outra metade da quadra o veterano Benjamin e o parceiro Guto, do Rio de Janeiro, tentavam a primeira decisão da parceria recém-formada.
No primeiro set Saymon e Álvaro levaram a melhor com mais volume de jogo e contando com os erros dos adversários e fecharam em 21/15. Na segunda parcial o bloqueio de Saymon fez a diferença para aumentar a diferença no placar e fechar o set em 21/13 e o jogo em 2×0.
“Estamos nos dando muito bem, com muita humildade um com o outro, respeitando a forma de jogar de cada um. Nós acabamos ficando muito próximos depois de formar a parceria, nós temos temperamentos muito parecidos e isso ajuda na química em quadra. Fazer mais uma final contra Alison e Bruno só mostra que as duas parcerias estão realizando um trabalho bem feito. Espero que seja um grande espetáculo para quem estiver assistindo”, comentou Saymon.
A classificação dos campeões olímpicos para a terceira final consecutiva, todas contra Álvaro e Saymon, foi contra uma dupla de jovens talentos paranaenses: Arthur Lanci e Eduardo Davi. No primeiro set a experiência falou mais alto e Alison/Bruno dominou as ações, mantendo a liderança no placar a maior parte do tempo, para fechar em 21/16. No segundo set, os paranaenses chegaram a assumir a liderança, mas os atuais campeões brasileiros impuseram o ritmo novamente e fecharam em 21/17.
“Tudo que conquistamos neste ano teve um grupo de pessoas por trás nos ajudando, e é por elas que nós dois seguimos buscando os títulos, mesmo já na reta final do ano. Estamos muito felizes não só com os resultados, mas com a forma que jogamos. A final, sem dúvida, será um duelo incrível contra uma dupla muito motivada, que vem dando tudo de si dentro de quadra. E ficamos muito animados com a renovação do voleibol de praia e quem ganha é o circuito brasileiro”, contou o brasiliense.
Cada dupla campeã de uma etapa do Open soma 400 pontos no ranking da temporada, além de levar para casa um prêmio de R$ 45 mil. Todas as equipes são premiadas, e somando os dois naipes, o torneio distribui mais de R$ 420 mil aos atletas.
O Circuito Brasileiro 2016/2017 é composto por nove etapas, cinco delas neste ano, enquanto outras quatro serão realizadas em 2017 nas cidades de João Pessoa (PB), Maceió (AL), Aracaju (SE) e Vitória (ES). O torneio tem atualmente a liderança de Álvaro Filho e Saymon, que somam 1.520 pontos.
HOMENAGENS
Ainda em luto pelas vítimas com o acidente do voo da Chapecoense, a Confederação Brasileira de Voleibol e o Banco do Brasil farão algumas homenagens em São José (SC). A tradicional camisa amarela do patrocinador oficial do voleibol brasileiro, distribuída à torcida e imprensa, será substituída por uma verde com a inscrição #ForçaChape.
Uma faixa com a mesma mensagem estará posicionada na quadra central durante as partidas. Além disso, desde a primeira rodada, nesta sexta-feira, tem sido respeitado um minuto de silêncio em respeito e solidariedade às famílias atingidas pela tragédia.
O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro