Pedro Solberg/Guto e Carol Solberg/Maria Elisa vencem e vão ao qualificatório

Country Quota

30 de maio de 2017

Pedro e Guto avançam ao qualificatório

(Divulgação/FIVB)

No Rio de Janeiro (RJ) – 30.05.2017

A disputa do country quota (cota do país) definiu as duas duplas brasileiras que brigarão por uma vaga na fase de grupos da etapa de Moscou do Circuito Mundial 2017. Pedro Solberg/Guto (RJ) e Carol Solberg/Maria Elisa (RJ/PE) venceram compatriotas nesta terça-feira (30.05) e avançaram para o qualificatório, na briga por uma vaga à fase de grupos do evento.

O qualificatório, que acontece nesta quarta-feira (31.05), é uma rodada preliminar ao torneio principal, que permite às duplas com menor ranking lutarem por uma vaga em jogos eliminatórios diretos. Os times se enfrentam em jogos do menor contra o maior ranqueado, com os oito vencedores finais avançando à fase de grupos.

Pedro Solberg e Guto (RJ) superaram no country quota os paraibanos Vitor Felipe e George, que se uniram apenas para o tour internacional e estraram parceria nesta terça, após algumas semanas de treinamento. Vitória dos cariocas por 2 sets a 1 (21/16, 16/21, 15/11), em 51 minutos. 

"É um jogo sempre difícil, complicado, já que qualquer time é bom para estar na fase de grupos do torneio. Estou feliz por termos vencido, mas chateado pelo Vitor e George, o country quota é sempre um duelo bem tenso", disse Pedro Solberg.

No naipe feminino, a disputa envolveu três equipes. Na primeira partida, Carolina Solberg e Maria Elisa (RJ/PE) superaram Josi e Lili (SC/ES) por 2 sets a 0 (21/15, 21/16), em 31 minutos. Horas depois, encararam Elize Maia e Taiana (ES/CE), que por terem mais pontos no ranking de entradas, aguardaram o time vencedor da primeira rodada. Novo triunfo de Carol e Maria, desta vez por 2 sets a 0 (22/20, 21/19), em 47 minutos.

Os adversários de Pedro Solberg/Guto e Carol Solberg/Maria Elisa no qualificatório ainda serão divulgados ainda nesta terça, na página do evento no site da Federação Internacional.

Ao final serão 32 duplas em cada gênero, 24 classificadas pelo ranking ou convite, e outras oito provenientes do qualificatório. Cada um dos oito grupos terá quatro duplas, que se enfrentam entre si na primeira fase. Os primeiros colocados de cada chave vão direto às oitavas de final, enquanto segundos e terceiros disputam uma fase extra, de repescagem.

Entre os homens, três equipes já estão garantidas na fase de grupos. Alison/Bruno Schmidt (ES/DF), Álvaro Filho/Saymon (PB/MS) e Evandro/André (RJ/ES) começam a participação no evento três estrelas apenas na quinta-feira (01.06). No naipe feminino são quatro equipes garantidas na fase de grupo, iniciando também na quinta-feira: Ágatha/Duda (PR/SE), Fernanda Berti/Bárbara Seixas (RJ), Larissa/Talita e Rebecca/Ana Patrícia (CE/MG), que receberam um wild card (convite) da organização.

Esta é a oitava etapa da temporada 2017 do Circuito Mundial, sendo a terceira na categoria três estrelas, que distribui 150 mil dólares em prêmios aos atletas. Neste ano os eventos são elencados de uma a cinco estrelas, de acordo com a importância, pontuação e premiação. Ao todo, em 11 torneios realizados em Moscou, o Brasil conquistou seis ouros (três com os homens e três com as mulheres). Nos últimos nove anos a capital russa esteve sempre presente com ao menos uma parada do tour internacional.

VEJA TODOS OS RESULTADOS DO DIA 
http://worldtour.2017.fivb.com/en/447/schedule#/d20170530

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro