pATROCINADOR OFICIAL

Bauru recebe jovens promessas em semana dedicada ao vôlei de praia

Novos talentos

5 de junho de 2017

Bauru foi sede do Challenger em 2014

(Divulgação/CBV)

A cidade de Bauru será palco de uma semana de muito vôlei de praia a partir desta terça-feira (06.06). É que dois grandes torneios do calendário nacional ocorrem em sequência, ambos com entrada franca no Aeroclube, na Avenida Getúlio Vargas. O Circuito Brasileiro Sub-21 será o primeiro, com grandes promessas da modalidade na terça, enquanto o Challenger, na categoria adulto, terá início na sexta-feira (09.06).

Bauru também se tornou nos últimos anos uma das ‘casas’ do vôlei de praia nacional. A cidade recebeu  uma etapa do Challenger em 2014, no ano seguinte uma etapa do Circuito Brasileiro Open, e agora recebe o torneio de base, além do Challenger, a partir de sexta-feira.

O torneio terá a presença da campeã mundial Sub-19 Victoria Lopes, representando o Mato Grosso do Sul. Além disso, muitos dos atletas na disputa estão sendo observados e já passaram por períodos de treinamento visando a disputa do Campeonato Mundial Sub-21, que ocorre em julho deste ano, na cidade de Nanjing, na China.

O Circuito Sub-21 é uma tradicional escola da modalidade e já teve nomes de peso como campeões, casos dos atletas olímpicos Bruno Schmidt, Pedro Solberg e Bárbara Seixas, e dos medalhistas pan-americanos Álvaro Filho, Vitor Felipe, Lili e Carol Horta.

O torneio conta com 16 duplas em cada naipe, com oito classificadas pelo ranking de entradas, começando direto na fase de grupos, e outras oito duplas que conquistam a vaga em jogos eliminatórios diretos, no qualificatório. A fase ‘pré-torneio’ acontece nesta terça-feira e terá oito times se enfrentando em jogos de ‘mata-mata’.

Os 16 times finais disputam a fase de grupos e os primeiros colocados de cada chave vão direto às quartas de final. Segundos e terceiros de cada grupo disputam uma rodada a mais, a repescagem, tudo isso na quarta-feira e já em fase eliminatória. As semifinais e finais são reservadas para o último dia do evento, na quinta (08.06).

O Rio de Janeiro, que soma um ouro e uma prata, lidera o ranking geral do naipe feminino com 380 pontos, seguido pelo Mato Grosso do Sul, com 320 pontos. No masculino, também com um ouro e uma prata, o Rio lidera o ranking geral com 380 pontos, seguido pelo Paraná e Paraíba, empatados com 340 pontos.

O Circuito Brasileiro Sub-21 é composto por quatro etapas ao longo de 2017. Após as paradas em Maceió (AL), Maringá (PR) e agora em Bauru (SP), ele será encerrado no Rio de Janeiro (RJ), de 7 a 9 de agosto.  Os pontos obtidos em cada etapa vãos para o estado e o campeão geral é determinado ao final das paradas, com o somatório total.

Assim como ocorre no Circuito Brasileiro Sub-19, o Sub-21 é um campeonato de seleções estaduais, com duplas da mesma federação. Ele mantém o formato das últimas duas temporadas, com cada estado indicando suas delegações nos dois gêneros em busca do título. Além dos atletas, que podem ser alterados a cada etapa, as federações elegem um técnico.

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro