No primeiro dia de chave principal do Mundial Sub-21 de vôlei de praia, as duplas brasileiras se saíram bem. Na madrugada desta quarta-feira (12.07) os três times que representam o Brasil, na competição que acontece em Nanquim (CHN), entraram em quadra quatro vezes e conseguiram o resultado positivo em todos os confrontos.
Única dupla brasileira no torneio feminino, Duda e Ana Patrícia (SE/MG), atuais campeãs mundiais da categoria, começaram a defesa do título com duas vitórias sem dificuldades, no grupo B. O primeiro confronto foi com a dupla da Turquia, Nezir e Vence. As meninas do Brasil venceram em 28 minutos, por 2×0 (21/11 e 21/15). Na segunda rodada a partida foi ainda mais curta e com placar mais folgado, 22 minutos para bater as irmãs costarriquenhas Lúcia e Valéria Matarrita por 2×0 (21/4 e 21/8). OS resultados deixaram Duda e Ana na liderança da chave.
Entre os rapazes os brasileiros jogaram apenas a primeira rodada. No grupo B, Adrielson/Renato Andrew (PR/PB) passou por Coppio/Windsch (ITA) por 2×0 (21/18 e 21/8), em 40 minutos. Pelo grupo D Gabriel Gouveia/Rafael (RJ/PR) venceu Thelle/Sorum (NOR) também em dois sets (21/13 e 21/17), em 29 minutos. A competição continua nesta quinta-feira (13.07) com mais partidas da fase de grupos da chave principal.
A fase de grupos é composta por 32 times em cada naipe, com oito grupos de quatro equipes. Eles jogam entre si e os primeiros colocados vão direto às oitavas de final. Segundos e terceiros disputam uma etapa adicional, a repescagem,
Realizado desde 2001, o Mundial Sub-21 tem o Brasil como principal vencedor, tendo conquistado 12 títulos: cinco no masculino e sete no feminino. Bruno Schmidt, Pedro Solberg e Bárbara Seixas, que defenderam o Brasil nos Jogos Olímpicos de 2016, estão no hall de vencedores da competição
O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro