pATROCINADOR OFICIAL

Duplas brasileiras estreiam bem em Viena

Campeonato Mundial

28 de julho de 2017

Bloqueio de André foi fundamental para a vitória na estreia

(GettyImage/FIVB)

A capital austríaca, Viena, é a casa do vôlei de praia durante a próxima semana quando a cidade recebe o Campeonato Mundial da modalidade. Serão nove duplas brasileiras em busca de medalhas. No primeiro dia de disputas, quatro parcerias verde e amarelas entraram em quadra, com três vitórias na arena montada em uma ilha no meio do famoso rio Danúbio. Evandro/André (RJ/ES), Elize Maia/Taiana (ES/CE), Maria Elisa/Carol Solberg (PE/RJ) e Bárbara Seixas/Fernanda Berti (RJ) foram os representantes do Brasil que estrearam na competição nesta sexta-feira (28.07).

Única dupla masculina brasileira a jogar neste primeiro dia, Evandro e André (RJ/ES) tiveram um confronto difícil contra os holandeses Varenhorst, atual vice-campeão mundial, e Van Garderen. Os brasileiros levaram a melhor de virada, 2×1 (20/22, 23/21 e 15/7) na partida válida pelo grupo D. Os aces de Evandro (oito em um total de nove) e os bloqueios de André (cinco em seis da dupla), foram peças fundamentais no bom resultado.

Entre as meninas Maria Elisa e Carol Solberg não precisaram jogar, já que as adversárias, a dupla de Ruanda Nzayisenga/Mutatsimpudu, não compareceram à quadra, pelo grupo I. No terceiro duelo com participação brasileira no dia foi, na verdade, um confronto caseiro. Elize Maia/Taiana (ES/CE) venceu Bárbara Seixas/Fernanda Berti (RJ) no tiebreak (10/21, 21/16 e 17/15) em partida do grupo H.

O campeonato continua neste sábado (28.07) e oito jogos contarão com duplas brasileiras. Ágatha/Duda (PR/SE) estreia às 5h (hora de Brasília) contra Gaudencia/Too, do Quênia. No mesmo horário Maria Elisa/Carol Solberg (PE/RJ) joga contra Pishcke/Broder (CAN). Em seguinda, às 8h, Álvaro/Saymon (PB/MS) enfrenta Williams/Phillips, de Trinidad e Tobago. Às 9h é a vez dos campeões olímpicos e mundiais Alison e Bruno Schmidt (ES/DF) estrearem contra Nguvo/Tovela, de Moçambique. Bárbara Seixas/Fernanda (RJ) tenta a recuperação contra Manhica/Muianga (MOZ). Pedro Solberg/Guto (RJ) mede forças com Naidoo/Williams, da África do Sul, às 11h. Larissa e Talita (PA/AL) jogam contra as donas da casa Strauss/Holzer, às 12h, com transmissão do SporTV. E, encerrando a rodada, Elize Maia/Taiana (ES/CE) terá pela frente Heidrich/Vergé-Dépré, da Suíça, às 14h, também transmitido pelo SporTV.

As 48 equipes de cada gênero são divididas em 12 grupos com quatro. Ao final da fase de grupos, os dois primeiros colocados de cada chave vão à fase eliminatória. Os quatro melhores terceiros colocados também avançam, enquanto os outros oito terceiros de cada grupo jogam entre si para definir as últimas quatro vagas, e as 32 equipes finais da etapa de mata-mata. Daí por diante o torneio segue em sistema eliminatório direto.

A arena central da etapa, com capacidade para 10 mil pessoas, fica em uma ‘ilha’ no Rio Danúbio, que cruza a capital austríaca. O Campeonato Mundial 2017 contará com duplas de 40 países jogando um total de 216 jogos em nove dias.

O Campeonato Mundial é o principal torneio da temporada, com uma premiação total de 1 milhão de dólares (500 mil para cada naipe), e 1.600 pontos aos campeões no ranking geral. O Brasil é o maior vencedor da competição bianual, tendo conquistado seis títulos entre os homens e outros cinco entre as mulheres (veja a lista completa abaixo).

VENCEDORES DO CAMPEONATO MUNDIAL:

Masculino
1997 – Los Angeles (EUA) – Rogério Ferreira (Pará)/Guilherme Marques (BRA)
1999 – Marselha (FRA) – Emanuel/Loiola (BRA)
2001 – Klagenfurt (AUT) – Mariano Baracetti/Martín Conde (ARG)
2003 – Rio de Janeiro (BRA) – Ricardo/Emanuel (BRA)
2005 – Berlin (ALE) – Marcio Araújo/Fábio Luiz (BRA)
2007 – Gstaad (SUI) – Dalhausser/Todd Rogers (EUA)
2009 – Stavanger (NOR) – Julius Brink/Jonas Reckermann (GER)
2011 – Roma (ITA) – Alison/Emanuel (BRA)
2013 – Stare Jablonki (POL) – Brouwer/ Meeuwsen (HOL)
2015 – Haia (HOL) – Alison/Bruno Schmidt (BRA)

Feminino
1997 – Los Angeles (EUA) – Sandra Pires/Jackie Silva (BRA)
1999 – Marselha (FRA) – Adriana Behar/Shelda (BRA)
2001 – Klagenfurt (AUT) – Adriana Behar/Shelda (BRA)
2003 – Rio de Janeiro (BRA) – Kerri Walsh/Misty May-Treanor (EUA)
2005 – Berlin (ALE) – Kerri Walsh/Misty May-Treanor (EUA)
2007 – Gstaad (SUI) – Kerri Walsh/Misty May-Treanor (EUA)
2009 – Stavanger (NOR) – April Ross/Jennifer Kessy (EUA)
2011 – Roma (ITA) – Juliana/Larissa (BRA)
2013 – Stare Jablonki (POL) – Xue Chen/Zhang Xi (CHI)
2015 – Haia (HOL) – Ágatha/Bárbara Seixas (BRA)

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro