A seleção brasileira masculina de vôlei chegou, na manhã deste domingo (06.08), a Temuco, no Chile, onde fará os três primeiros jogos, válidos pela fase classificatória do Campeonato Sul-Americano. Vencedora de todas as edições que disputou, com 30 títulos, a equipe do Brasil estreia na competição nesta segunda-feira (07.08), às 22h (Horário de Brasília), contra a seleção do Paraguai e fez, na tarde deste domingo, o primeiro treino no ginásio de jogo.
O Brasil esteve ausente apenas de uma edição do Sul-Americano, em 1964, quando a Argentina ficou com o título jogando em casa. Desta vez, no Chile, a seleção brasileira é apontada pela imprensa local, mais uma vez, como favorita ao título, mas o técnico Renan faz questão de destacar que o objetivo é caminhar passo a passo dentro da competição.
“O Brasil é o atual campeão olímpico, tem uma equipe muito forte, mas cada competição é diferente da outra. Para nós, o Sul-Americano tem uma importância muito grande. Neste momento, estamos bem, mas sabemos que, antes de pensar em uma final, temos que pensar jogo a jogo. Por isso, essa fase aqui em Temuco é muito importante”, disse Renan.
Considerado o principal adversário do Brasil, o time da Argentina preocupa o treinador, mas os primeiros adversários são os que vêm merecendo a atenção de Renan.
“Hoje o nosso maior adversário é o Paraguai. É o nosso primeiro jogo. Depois Venezuela, Colômbia e só então vamos pensar mais para frente. O Sul-Americano é muito importante para a seleção brasileira. É classificatório para o Campeonato Mundial do ano que vem e, por tudo isso, é um campeonato que tem todo o nosso empenho e motivação”, afirmou Renan.
O técnico da seleção brasileira ainda falou um pouco mais sobre a experiência de disputar esta edição do Sul-Americano.
“É importante que os jogadores tenham concentração máxima nos jogos e muita motivação para jogar essa competição. Nosso único pensamento é jogar o nosso melhor voleibol para chegar cada vez mais forte a cada partida”, concluiu Renan.
Os jogos válidos pelas semifinais e finais do Campeonato Sul-Americano terão transmissão ao vivo do canal SporTV.
Grupo A – Brasil, Colômbia, Venezuela e Paraguai
Grupo B – Chile, Argentina, Uruguai e Peru
TABELA (Horário de Brasília)
07.08
22h – Brasil x Paraguai
08.08
22h – Venezuela x Brasil
09.08
15h – Brasil x Colômbia
10.08 (semifinais)
19h30 – 1º B x 2º A
21h30 – 1º A x 2º B
11.08 (final)
21h30 – Ganhador do jogo 15 x Ganhador do jogo 16
O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do vôlei brasileiro