A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) anunciou, nesta quinta-feira (01.02), as formações das comissões técnicas das seleções do voleibol brasileiro. A novidade fica por conta da chegada do técnico Fabiano Petrurlon Ribeiro, o Magoo, que irá dirigir a equipe masculina sub-19. Como este ano não haverá competições na categoria sub-23, Giovane será o comandante da seleção sub-21 masculina. No feminino, Wagão passa da sub-23 para a sub-20 feminina e Hairton Cabral da sub-20 para a sub-18. Nas equipes adultas, Zé Roberto e Renan seguem no comando.
Na categoria sub-18 feminina, o técnico Hairton irá trabalhar com o supervisor, Caetano Rocha, com o assistente, Hylmer Dias, o auxiliar, Claudemiro dos Santos, o preparador físico, Rommel Milagres, o estatístico Adriano Rosa e o fisioterapeuta Carlos Pires.
Na sub-20 feminina, Wagner Coppini, o Wagão, terá também como supervisor, Caetano Rocha, e como assistente Guilherme Schimitz, como auxiliar técnico, Kleber Santos, o preparador físico será Marcelo Romão, estatístico, Aguinaldo dos Santos, e fisioterapeuta, Daniel Kan.
Na seleção brasileira adulta feminina, uma novidade. O supervisor, Bernardo Villano, chega para ajudar o técnico José Roberto Guimarães. Paulo Coco segue como assistente técnico, Claudio Pinheiro o auxiliar, Júlio Nardelli continua sendo o médico, Fernando Fernandes o fisioterapeuta, Fábio Simplício será o estatístico, Fábio Correia, o preparador físico, e Eustaquio Junior é o massoterapeuta.
No masculino, na categoria sub-19, o treinador Magoo fará seu primeiro ano como treinador da seleção de base do Brasil ao lado do supervisor Alexandre Dantas, do auxiliar, Luiz Carlos da Silva, o Kadilac, do preparador físico, Guilherme Berriel, estatístico, Marcelo Zenni, e do fisioterapeuta, Vinícius Soares Santos.
Feliz com esta primeira convocação de sua carreira, Magoo falou sobre a oportunidade vivida neste momento. “Fiquei muito feliz com o convite. Trabalhei com essa faixa etária por grande parte da minha carreira e me preparei por longos anos pra estar aqui neste momento. Estou muito empolgado em fazer o meu melhor e conquistar não só títulos, mas a confiança de todos. O principal é a formação e a preparação destes garotos para as próximas seleções. É um caminho longo e de muita paciência e cautela”, destacou o treinador da seleção sub-19.
Na sub-21 masculina, Giovane irá trabalhar também com o supervisor Alexandre Dantas, o assistente Nery Tambeira, o auxiliar Anderson Rodrigues, o preparador físico Lucas Muller, o estatístico Pedro Uehara, e o fisioterapeuta Aridone Borgonovo.
A seleção adulta masculina segue sem nenhuma mudança em relação a temporada 2017, com o supervisor, Fernando Maroni, o técnico Renan Dal Zotto, o assistente técnico Marcelo Fronckowiack, o auxiliar Ricardo Tabach, o fisioterapeuta Matheus Cardoso dos Santos, o médico Ney Pecegueiro, o estatístico Henrique Modenesi, o preparador físico Renato Bacchi e o massoterapeuta Kleevansostins Albuquerque.
A primeira atividade das seleções brasileiras nesta temporada será com a categoria sub-18 feminina. As meninas se apresentam em abril para dar início a preparação. Toda a base do Brasil terá como principal compromisso neste ano a disputa de Campeonato Sul-Americano. As seleções adultas masculina e feminina terão, na programação, Liga das Nações e Campeonato Mundial, e a equipe de José Roberto Guimarães ainda terá Montreux Volley Masters.
O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro