O principal objetivo dos times participantes da Superliga B masculina 2018 é alcançar uma vaga na grande decisão. Estar entre os finalistas também representa o acesso à elite do voleibol brasileiro. Na reta final da competição, após a primeira rodada das semifinais, dois times estão mais próximos da façanha, mas, os dois jogos da segunda rodada, que acontecem nesta quinta-feira (12.04), podem mudar este panorama.
Depois de vencer em casa por 3×1, o Apan/Esferatur/Blumenau (SC) vai a Ribeirão Preto (SP) para enfrentar o Vôlei Ribeirão Preto (SP), na Cava do Bosque, às 19h30. O time catarinense pode garantir o retorno à primeira divisão depois de sete anos. Para isso o Apan precisa garantir mais uma vitória.
“Depois da vitória no sábado, tivemos dois dias de descanso. Voltamos a treinar com foco em alguns ajustes técnicos e táticos para o próximo confronto. Sabemos da dificuldade de enfrentar a equipe de Ribeirão Preto, principalmente por jogarem em casa, mas acreditamos que é possível vencer”, explicou André Donega
Com o trunfo de jogar diante da própria torcida, e o peso de ter a melhor campanha na fase classificatória, o time paulista precisa vencer para manter viva a esperança de seguir na briga pelo título. O técnico Marcos Pacheco aposta na força das arquibancadas da Cava do Bosque para levar o duelo para o terceiro jogo.
“No primeiro jogo tivemos um revés, e o time de Blumenau foi mais competente que nós, mas passou. Ainda temos dois jogos pela frente, mas o terceiro jogo não existirá se não vencermos o segundo. Nestes dias que treinamos, tentamos entender onde erramos. O time está focado, tranquilo, e sabe o que precisa ser feito para chegarmos em nosso objetivo. O nosso torcedor é muito parceiro, e queríamos esta vantagem de fazer um maior número de jogos em casa nos playoffs por causa desta força que a nossa torcida tem”, comentou Pacheco.
Na outra chave semifinal os papéis se invertem. No duelo entre Vôlei UM Itapetininga (SP) e Botafogo (RJ) foi o time do interior paulista que saiu na frente com um triunfo fora de casa e, jogando às 20h no Ayrton Senna, em Itapetininga (SP), a equipe comandada pelo técnico Fabiano Ribeiro, o Magoo, pode encerrar a série melhor de três com apoio da torcida. No entanto, o treinador prega que ainda não tem nada definido.
“Temos que ter cautela sempre, o time do Botafogo é um time experiente e de muita qualidade, temos que ter cautela, humildade e respeito com todos os times, só que agora nessa situação mais ainda, porque vencemos o primeiro jogo e com certeza eles vêm aqui em Itapetininga para ganhar, fazer o que fizemos lá e assim forçar o terceiro jogo. Temos a oportunidade de decidir em casa, criamos essa situação então temos que saber aproveitar, trazer como um ponto positivo e saber que o time do Botafogo vem para brigar”, contou Magoo.
Mauro Lima, técnico do alvinegro carioca, confirma a teoria do adversário. Para Mauro, o Botafogo tem condições de reverter a situação, muito em razão do elenco que tem, recheado de jogadores experientes, como o levantador medalhista olímpico Marcelinho e o líbero Mário Júnior, campeão mundial.
“A expectativa para o segundo confronto é o mesmo que para a partida anterior, um jogo muito difícil. O primeiro duelo teve algo atípico, que foi o primeiro set, quando não cometemos erros e eles erraram demais. No fim, pontuamos mais, mas eles souberam ser melhores nos momentos decisivos. Nossa expectativa é vencer o segundo jogo e forçar o terceiro confronto. O fator campo é importante, mas não decisivo quando se tem atletas experientes, como é o caso dos dois times. Se eles nos venceram no Rio, acredito que temos condições de vencê-los na casa deles”, disse Mauro Lima.
Caso necessário, o terceiro jogo de cada duelo será neste sábado (14.04), nos mesmos ginásios dos duelos desta quinta-feira. A grande final será no próximo dia 21 de abril, na casa do finalista com a melhor campanha.
SUPERLIGA B MASCULINA
SEMIFINAIS
PRIMEIRA RODADA
07.04 (SÁBADO) Botafogo (RJ) 1 x 3 Vôlei UM Itapetininga (SP), ginásio Oscar Zelaya, no Rio de Janeiro (RJ) (25/9, 22/25, 19/25 e 25/27)
07.04 (SÁBADO) APAN/Esferatur/Blumenau (SC) 3 x 1 Vôlei Ribeirão Preto (SP), ginásio Galegão, em Blumenau (SC) (26/28, 25/23, 25/20 e 25/23)
SEGUNDA RODADA
12.04 (QUINTA-FEIRA) Vôlei UM Itapetininga (SP) x Botafogo (RJ), ginásio Ayrton Senna, em Itapetininga (SP), às 20h
12.04 (QUINTA-FEIRA) Vôlei Ribeirão Preto (SP) x APAN/Esferatur/Blumenau (SC), ginásio da Cava do Bosque, em Ribeirão Preto (SP), às 19h30
TERCEIRA RODADA (SE NECESSÁRIO)
14.04 (SÁBADO) Vôlei UM Itapetininga (SP) x Botafogo (RJ), ginásio Ayrton Senna, em Itapetininga (SP), às 19h
14.04 (SÁBADO) Vôlei Ribeirão Preto (SP) x APAN/ESferatur/Blumenau (SC), ginásio da Cava do Bosque, em Ribeirão Preto (SP), às 17h
O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro