Depois de uma grande estreia na Liga das Nações, com uma vitória sobre a Sérvia, que joga em casa, a seleção brasileira masculina de vôlei não conseguiu repetir o mesmo resultado neste sábado (26.05), quando acabou superada pela Itália. Em Kraljevo, a equipe dirigida pelo técnico Renan lutou, mas perdeu por 3 sets a 2 (25/18, 19/25, 21/25, 26/24 e 8/15).
O oposto italiano Zaytsev foi o grande nome do jogo, sendo o maior pontuador, com 32 acertos (26 de ataque, quatro de bloqueio e dois de saque). Pelo Brasil, o ponteiro Maurício Borges foi quem mais pontuou, marcando 14 vezes, sendo todos os pontos em ataque.
O treinador da seleção brasileira começou a partida com uma formação diferente da de ontem, com Bruninho, Evandro, Lucão, Isac, Maurício Borges e Douglas Souza, além do líbero Thales. Ao longo da partida, Renan fez alterações e também participaram da partida Léo, Lipe, Maurício Souza William e Wallace.
“Nós jogamos muito bem ontem, contra o time da Sérvia, o nosso saque funcionou, e hoje não fomos tão bem. Esse é um campeonato muito longo e a nossa seleção precisa de todos os jogadores. Esse revezamento é natural, são trocas que fazem parte para dar ritmo de jogo a todo mundo”, analisou o central Maurício Souza.
Após a partida, o técnico Renan comentou sobre o desempenho das duas equipes, elogiando o adversário, que fez um grande jogo.
“A Itália fez uma partida brilhante. Nos poucos momentos em que conseguimos forçar o saque, eles souberam jogar com bolas altas. Agora vamos rever esse jogo para saber onde temos que melhorar. Um ponto é o sistema de bloqueio e defesa, que precisa evoluir. Sabíamos que eles não enfrentam o bloqueio, que entram explorando, e são coisas que temos que ajustar”, disse Renan.
O treinador ainda falou sobre o fato de a seleção brasileira ter levado a partida para o tie break e, assim, ter somado um ponto na classificação geral, enquanto os italianos fizeram dois – agora o Brasil soma quatro pontos.
“Pontuar é sempre bom, só que nós queremos vencer. Jogamos para isso. Claro que quando mexemos na estrutura do time, é preciso ajustar algumas peças. A partir do quarto set, decidimos colocar em quadra os jogadores que começaram ontem, mesmo com o cansaço, não só pela intensidade do jogo, mas pelo lado emocional”, concluiu Renan Dal Zotto.
O Brasil volta à quadra neste domingo (27.05), novamente às 11h (Horário de Brasília), para o último jogo da primeira rodada. A partida, desta vez, será contra a Alemanha, e terá transmissão ao vivo do SporTV 2.
A seleção brasileira está na Sérvia com os levantadores Bruninho e William; os opostos Evandro e Wallace; os centrais Maurício Souza, Lucão, Isac e Éder; os ponteiros Maurício Borges, Lipe, Douglas Souza e Léo, e os líberos Thales e Murilo.
Na segunda semana da Liga das Nações, a seleção irá atuar em casa, ao lado de sua torcida, em Goiânia (GO). Os ingressos para os duelos contra Coreia do Sul, Japão e Estados Unidos, nos dias 1, 2 e 3 de junho, estão à venda no site www.tudus.com.br.
O JOGO
A Itália saiu na frente. Evandro devolveu, fazendo 1/1. O set seguiu disputado ponto a ponto. Lucão fez 4/3. No ponto de saque do central, o Brasil abriu dois: 6/4. A vantagem passou a ser de três em 8/5. Os italianos reagiram e depois de bom saque de Juantorena encostaram em 8/9. No bloqueio, o time da Itália chegou ao ponto de empate (12/12). O Brasil voltou a abrir vantagem em passagem de Evandro pelo saque: 15/13. No ace de Douglas, 17/14. Com o ponteiro bem no saque, a seleção brasileira chegou a 18/14 e os italianos pediram tempo. Com Evandro pontuando bem, o Brasil marcou 21/15. Lucão marcou 23/17. Renan colocou o jovem ponteiro Léo para sacar e, no ace dele, o Brasil fechou em 25/18.
A Itália voltou melhor e, no bloqueio, fez 3/1. O adversário seguiu pontuando bem e, com Juantorena, marcou 6/3. No ace de Gianelli, os italianos chegaram a 7/3. Na volta do primeiro tempo técnico, o adversário pontuou com Zaytsev e marcou 9/4. No ace de Juantorena, 10/4. Renan pediu tempo. O placar foi a 12/5 e o técnico brasileiro pediu tempo novamente. A Itália colocou o dobro de pontos em 14/7. O placar foi a 16/9. No bloqueio simples de Juantorena, 17/9. Em uma diagonal curta de Wallace, o Brasil fez 12/19. A equipe brasileira reagiu e, em grande passagem de Isac pelo saque, marcou 15/20, forçando o treinador adversário a parar o jogo. O Brasil diminuiu ainda mais a diferença em 18/22. No final, vitória italiana por 25/19.
Foi o Brasil que começou melhor no terceiro set e abriu 3/1. A equipe verde e amarela seguiu bem e no ace de Lucão marcou 7/3. A Itália reagiu e aproximou no placar. No ace de Juantorena, encostou em 7/8. Renan pediu tempo. Zaytsev explorou o bloqueio brasileiro e deixou tudo igual (8/8). No erro do Brasil, os italianos viraram o set: 11/10. O placar ainda foi a 13/11. A vantagem italiana aumentou em 16/12. Com Lucão bem no saque, a seleção brasileira fez 14/16 e o adversário pediu tempo. Evandro fez 16/18. Com três pontos de saque seguidos de Nelli, a seleção italiana marcou 22/16. No final, com Zaytsev, a Itália fechou em 25/21.
No bloqueio de Lucão, o Brasil empatou logo no começo do quarto set: 2/2. No lance seguinte, bloqueio de Maurício Souza e 3/2. Com Lipe, 5/4. No bloqueio, a Itália abriu dois de vantagem (7/5). Em boa passagem de Maurício Souza pelo saque, o Brasil assumiu o comando do marcador, em 9/8. O set ficou igual em 11/11. Com ponto de saque, os italianos fizeram 13/11 e Renan pediu tempo. No segundo tempo técnico, a Itália vencia por 16/13. No ponto de saque de Lipe, a seleção verde e amarela encostou no placar: 16/17. O adversário voltou a pontuar bem e Renan parou o jogo em 16/20. A equipe brasileira reagiu e, com Wallace, fez 20/21. O adversário pediu tempo. No bloqueio de Lucão, 22/22. Com Lipe, o Brasil virou (23/22). A reta final do set foi bastante disputada e a seleção brasileira venceu por 26/24.
A Itália saiu na frente no set mais curto e o Brasil respondeu com Maurício Borges explorando o bloqueio adversário. Os italianos colocaram dois de vantagem em 4/2 e, com Zaytsev, fizeram 6/3. Renan pediu tempo. Com dois pontos de saque de Gianelli, o adversário brasileiro marcou 8/3. No bloqueio de Gianelli, a Itália fez 12/6. O técnico da seleção brasileira parou o jogo com pedido de tempo. No final, vitória italiana por 15/8.
EQUIPES
Brasil – Bruninho, Evandro, Isac, Lucão, Maurício Borges e Douglas. Líbero – Thales
Entraram – Léo, William, Wallace, Lipe, Maurício Souza
Técnico: Renan
Itália – Gianelli, Zaytsev, Cester, Anzani, Juantorena e Randazzo. Líbero – Colaci
Entraram – Parodi, Nelli, Antonov e Mazzone
Técnico: Gianlorenzo Blengini
GALERIA DE FOTOS
http://www.volleyball.world/en/men/schedule/8941-italy-brazil/post#mediaGallery
LIGA DAS NAÇÕES MASCULINA
1ª semana:
Kraljevo (Sérvia)
25.05 – Brasil 3 x 0 Sérvia (25/22, 25/22 e 26/24)
26.05 – Brasil 2 x 3 Itália (25/18, 19/25, 21/25, 26/24 e 8/15)
27.05 – Brasil x Alemanha, às 11h (Horário de Brasília) – SporTV 2
O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do vôlei brasileiro