Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 09.06.2018
O Brasil está na semifinal de mais uma etapa do Circuito Mundial de Vôlei de praia 2018. Na madrugada deste sábado (09.06), Josi e Lili (SC/ES) venceram seus jogos pelas oitavas e quartas de final da etapa duas estrelas de Nantong, na China. Elas agora enfrentam as australianas Phoebe Bell e Jessyka Ngauamo em busca da decisão do torneio.
A semifinal ainda não teve horário confirmado pela organização, mas ocorre na madrugada deste domingo (10.06). Será a primeira vez que as duas equipes se enfrentarão. Enquanto as brasileiras chegam para a disputa invictas, com quatro triunfos, as australianas sofreram uma derrota na estreia, ainda na fase de grupos do torneio.
“Tivemos um dia muito bom, estávamos bem focadas nos dois jogos e não deixamos nenhum set escapar. No segundo jogo estava chovendo bastante, mas nos adaptamos bem. A temperatura sempre esteve alta, mas hoje a chuva veio forte e não deixamos que atrapalhasse. Espero que na semifinal a gente consiga colocar o mesmo ritmo de jogo que colocamos hoje”, analisou a capixaba Lili.
Na primeira partida do dia, pelas oitavas de final, a dupla brasileira superou as norte-americanas Thibodeau e Witt por 2 sets a 0 (21/17, 21/19), em 33 minutos. Mais tarde, pelas quartas de final, vitória sobre Ieva Dumbauskaite e Irina Zobnina, da Lituânia, também em sets diretos: 21/18, 21/19, em 34 minutos de jogo.
A competição nível duas estrelas na China, que termina no próximo domingo (10.06), distribuirá 400 pontos no ranking geral e cerca de R$ 16 mil ao time campeão. As brasileiras Josi e Lili disputaram três torneios do Circuito Mundial nesta temporada, tendo como melhor resultado um quarto lugar conquistado na etapa três estrelas de Mersin, na Turquia.
As duplas brasileiras somam 14 medalhas no Circuito Mundial de vôlei de praia 2018, sendo cinco de ouro, seis de prata e três de bronze. É a segunda vez que a cidade de Nantong recebe uma etapa do Circuito Mundial, a primeira aconteceu no ano passado, quando Shuhui/Xia Xinyi ficaram com a medalha de ouro.
A China já sediou as etapas quatro estrelas de Xiamen e duas estrelas de Jinjiang. Após a parada em Nantong, o país também será palco das etapas três estrelas de Haiyang e Qinzhou, da etapa quatro estrelas de Yangzhou e do Mundial Sub-19, em Nanjing.
BRASIL NO CIRCUITO MUNDIAL 2018:
Etapa de Haia – Holanda (4 estrelas)
Maria Elisa/Carol Solberg – prata
Etapa de Fort Lauderdale – EUA (5 estrelas)
Fernanda Berti/Bárbara Seixas – ouro
Carol Horta/Taiana – prata
Etapa de Xiamen – China (4 estrelas)
Alison/Bruno Schmidt – bronze
Etapa de Huntington Beach – EUA (4 estrelas)
Fernanda Berti/Bárbara Seixas – ouro
Maria Elisa/Carol Solberg – prata
Evandro/André Stein – prata
Etapa de Itapema – Brasil (4 estrelas)
Ágatha/Duda – ouro
Evandro/André Stein – ouro
Etapa de Miguel Pereira – Brasil (1 estrela)
Vinícius/Luciano – ouro
Bernat/Harley – prata
Ramon Gomes/Álvaro Andrade – bronze
Aline/Diana – prata
Tainá/Victoria – bronze
O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro