pATROCINADOR OFICIAL

Segunda etapa da temporada 2018, com campeões mundiais, ocorre no Rio de Janeiro

na Urca

25 de junho de 2018

Torneio ocorre com lindo visual do Pão de Açúcar

(Divulgação/CBV)

Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 25.06.2018

Algumas das futuras estrelas do vôlei de praia brasileiro estarão em ação nesta semana, pela disputa da segunda etapa do Circuito Brasileiro de vôlei de praia Sub-21 2018. O torneio acontece de terça-feira (26.06) a quinta-feira (28.06), no Rio de Janeiro (RJ), com entrada franca no Centro de Capacitação Física do Exército, no bairro da Urca.

A disputa contará com nomes que já são realidade no voleibol brasileiro, como do campeão mundial Sub-19 e Sub-21, o paraibano Renato, e da campeã mundial Sub-19 e campeã Sul-Americana Victoria, do Mato Grosso do Sul. Assim como ocorre no Circuito Brasileiro Sub-19, o Sub-21 é um campeonato de seleções estaduais, com duplas da mesma federação. Cada estado indica suas delegações nos dois gêneros em busca do título.

A competição conta com 12 times em cada gênero, sendo oito pré-classificados pelo ranking, de acordo com o resultado da etapa anterior, e outras quatro duplas definidas pelo torneio classificatório, que ocorre na terça-feira. Nele, até 34 times lutam pelas últimas vagas em jogos eliminatórios diretos, formando assim a lista final de participantes.

Já estão garantidos no naipe masculino pelo ranking Jonas/Ícaro Passos (BA), Felipe/André Luis (DF), Matheus/Welington (MT), Rafael/Renato (PB), Patrick/Lipe (PR), Gabriel/Lippi (RJ), André Danilo/Matheus (SE) e Pedro/Gabriel (SP).

No naipe feminino, os times já classificados pelo ranking são Amanda/Talita (CE), Débora/Thamela (ES), Aninha/Victoria (MS), Ingridh/Amanda (PR), Gabriella/Carol Paiva (RJ), Milena/Thainara (RN), Cristiele/Luisa (SC) e Karol/Fran (SE).

Os times são divididos em quatro grupos com três, jogando no sistema “todos contra todos” dentro da chave. Todos avançam à segunda fase, mas os times que terminarem em primeiro no grupo vão direto às quartas de final, enquanto segundos e terceiros disputam a repescagem. A partir desta fase ocorrem semifinais e disputas de medalha.

A temporada é formada por quatro etapas. Na primeira, em João Pessoa (PB), André Danilo e Matheus, representando Sergipe, e Aninha/Victoria, defendendo o estado do Mato Grosso do Sul, ficaram com o título. A terceira etapa ocorre de 14 a 16 de agosto, em Jaboatão dos Guararapes (PE), enquanto a última será disputada em Manaus (AM), de 5 a 7 de outubro.

Rio de Janeiro, no naipe masculino, e o Ceará, no naipe feminino, foram os campeões da temporada 2017. A competição revelou diversos atletas que foram campeões e posteriormente se tornariam olímpicos como Pedro Solberg (RJ), Bruno Schmidt (DF), Bárbara Seixas (RJ), Juliana (CE) e Maria Elisa (RJ).

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro