pATROCINADOR OFICIAL

Disputa do classificatório define últimas oito vagas para etapa de Brasília

chaves definidas

20 de julho de 2018

Disputas ocorrem no Parque da Cidade, com entrada franca

(Divulgação)

Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 20.07.2018

As primeiras partidas da etapa de Brasília (DF) do Circuito Brasileiro Challenger de vôlei de praia 2018 aconteceram nesta sexta-feira (20.07), no Parque da Cidade, definindo os últimos classificados à fase de grupos. Foram disputados 37 jogos pelo classificatório, etapa que antecede a fase de grupos da competição, que vai até domingo (22.07), com entrada franca.

A competição terá transmissão ao vivo no Facebook da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e conta com presença de medalhistas olímpicos e vários nomes da nova geração. Dos 12 times que compõem a fase de grupos em cada naipe, oito saem do ranking de entradas, enquanto os demais buscaram nesta sexta-feira a vaga no classificatório.

Entre os homens, 29 duplas duelaram pelas últimas vagas na manhã e tarde desta sexta-feira. Avançaram Vinícius/Fernandão (ES) e Bernat/Fábio (RJ/CE), ambos com duas vitórias seguidas, além de Rafael/Renato (PB) e Marcos Cabral/Lázaro (GO), estes que por terem ranking mais baixo, tiveram que vencer três duelos seguidos.

Já estavam garantidos pelo ranking de entradas Jefferson/Miguel (CE/MS), Léo Vieira/Jô (PB/DF), Anderson Melo/Averaldo (RJ/TO), Eduardo Davi/Borlini (PR/ES), Ramon Gomes/Hevaldo (RJ/CE), Ferramenta/Gilmário (RJ/PB), Allison Francioni/Márcio Araújo (SC/CE) e Raul/Álvaro Andrade (SE).

No naipe feminino, 17 times de diversas regiões buscaram a vaga, mas passaram à fase de grupos Hegê/Talita (CE), Índia/Andrea (PA/AM), Teresa/Roberta (CE/RJ) e Aline/Alba (BA). Todas jogaram e venceram duas vezes nesta sexta-feira para confirmar a classificação.

Os quatro times se juntam a Victoria/Tainá (MS/SE), Juliana/Andressa (CE/PB), Andrezza/Neide (AM/AL), Val/Izabel (RJ/PA), Vivian/Vitoria (PA/RJ), Aline/Diana (SC/RJ), Rachel/Angela (RJ/DF) e Elize Maia/Maria Clara (ES/RJ), já garantidas pelo ranking de entradas.

O Challenger é composto por quatro torneios em quatro cidades diferentes, entre junho e agosto de 2018. Ele ocorre entre o início de uma temporada e o término de outra do Circuito Brasileiro Open, mantendo em atividade atletas que não estão atuando no Circuito Mundial, garantindo um calendário competitivo durante todo ano para mais competidores.

Já foram realizadas as etapas de Maringá (PR) e Rio de Janeiro (RJ), e após a disputa em Brasília (DF), o tour segue para a região Nordeste, em Jaboatão dos Guararapes (PE), de 17 a 19 de agosto, na última parada. Além dos campeões de cada cidade, também existe um campeão geral, com a soma dos pontos obtidos nos quatro eventos.

Na abertura do Challenger, em Maringá (PR), títulos para Márcio Araújo/Luciano (CE/ES) e Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE). Na segunda etapa, no Rio de Janeiro (RJ), Vivian/Vitoria (PA/RJ) e Marcus/Luciano (RJ/ES) ficaram com a medalha de ouro. Os campeões de uma etapa recebem 200 pontos no ranking geral e cerca de R$ 13 mil em premiações.

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro