De folga na rodada desta sexta-feira (14.09) do Campeonato Mundial, a seleção brasileira masculina de vôlei esteve em quadra para treinamento em preparação para o jogo contra a Holanda, neste sábado (15.09), às 14h30 (Horário de Brasília). A partida será a terceira do Brasil na competição, depois das vitórias sobre Egito e França, e terá transmissão ao vivo do canal SporTV 2.
O Brasil é tricampeão do mundo após conquistar os títulos em 2002, 2006 e 2010. Na mais recente edição, em 2014, fez a quarta final consecutiva, mas acabou superado pela Polônia, que jogava em casa, e ficou com a medalha de prata.
As duas seleções que se enfrentam neste sábado se conhecem. Brasil e Holanda fizeram uma série de três amistosos em agosto – em Brasília, Manaus e Belém – e o experiente central, Éder, destacou a importância de um fundamento específico nesta partida.
“Com certeza o saque é fundamental nesta partida e no campeonato inteiro. Vimos no jogo de ontem (contra a França), nos dois primeiros sets jogamos muito bem no saque, conseguimos quebrar a equipe deles e a partir do terceiro foi a vez deles, o que acabou complicando para o nosso lado. Sabemos que o saque é um dos principais fundamentos para fazer a diferença”, disse Éder.
O central da seleção brasileira ainda falou sobre a preparação do grupo. “Treinamos hoje e ainda tem amanhã de manhã para focar ainda mais o trabalho neste fundamento. Temos, sem dúvida, que forçar o saque para conseguir a vitória diante da Holanda”, complementou Éder.
Antes de encarar a Holanda, o técnico Renan avaliou como valiosos os dois resultados já conquistados na competição onde as equipes levam os resultados para a segunda fase.
“Foi muito importante a vitória sobre a França, assim como foi contra o Egito e vai ser contra a Holanda. Neste campeonato, cada partida é decisiva, pois carrega esse resultado e é uma competição onde não pode baixar a guarda nenhum minuto”, analisou o treinador da seleção brasileira.
Atento a toda o campeonato, Renan afirma que seu time tem que estar sempre preparado para o próximo adversário.
“Já começamos a ver alguns resultados estranhos em outros grupos, o que serve ainda mais para mostrar que não pode deixar cair nessa armadilha de que se vencemos uma partida contra grande equipe, como a França, há alguma garantia. Temos que focar na Holanda, sabendo que esse é o jogo mais importante agora”, concluiu o comandante da equipe verde e amarela.
No primeiro jogo, diante do Egito, o Brasil passou ser perder sets (25/17, 25/22 e 25/20), e, contra a França, venceu os dois primeiros sets, viu o adversário ganhar os outros dois e conseguiu o resultado positivo no tie break.
SONORA RENAN
http://2018.cbv.com.br/sonoras/1
VÍDEO TREINO
TABELA – Primeira fase
12.09 (QUARTA-FEIRA) – Brasil 3 x 0 Egito (25/17, 25/22 e 25/20)
13.09 (QUINTA-FEIRA) – Brasil 3 x 2 França (25/20, 25/20, 21/25, 23/25 e 15/12)
15.09 (SÁBADO) – Brasil x Holanda, às 14h30
17.09 (DOMINGO) – Brasil x Canadá, às 14h30
18.09 (SEGUNDA-FEIRA) – Brasil x China, às 11h
O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do vôlei brasileiro