pATROCINADOR OFICIAL

Oscar e Thiago vencem uruguaios e lideram grupo no vôlei de praia

Jogos Pan-Americanos

25 de julho de 2019

Thiago em ação durante vitória nos Jogos Pan-Americanos

(Alexandre Loureiro/COB)

Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 25.07.2019

A dupla brasileira Oscar e Thiago (RJ/SC) alcançou a segunda vitória no vôlei de praia dos Jogos Pan-Americanos de 2019, em Lima (Peru). A parceria verde e amarela superou na tarde desta quinta-feira (25.07) os uruguaios Vieyto/Cairus por 2 sets a 0 (21/16, 21/14), mantendo a liderança do grupo C e já se garantindo na próxima fase.

Oscar e Thiago voltam à quadra nesta sexta-feira (26.07), quando enfrentam os cubanos Sergio Gonzalez e Luis Reyes às 15h (de Brasília), pela última rodada da fase de grupos. Os cubanos somam uma derrota e uma vitória até agora. Um triunfo dá aos brasileiros a primeira posição da chave, o que garante vaga direta às quartas de final. Segundos e terceiros de cada grupo disputam uma fase a mais, de oitavas de final.

Os dois atletas brasileiros terminaram a partida com o mesmo número de pontos, 14 cada. Oscar anotou 13 em ataques e um no saque. O defensor carioca analisou a vitória e a próxima partida contra os cubanos, projetando a primeira colocação do grupo, o que evitaria um jogo extra.

“Temos que estar ligados para tudo, os uruguaios são bons jogadores, devem se classificar em segundo lugar do grupo, mas a camisa do Brasil pesa um pouco em alguns momentos. Estamos garantidos na próxima fase, mas vamos buscar o primeiro lugar. Será um jogo difícil contra Cuba, adversários de muita força física. Agora vamos descansar, estudar a melhor estratégia para o jogo e ir com tudo para sairmos como líderes”, disse Oscar.

Thiago, que anotou oito pontos em ataques e seis em bloqueios, também comentou a vitória contra Vieyto e Cairus, adversários conhecidos em embates pelos circuitos sul-americanos.

“Eles me pressionaram bastante no saque no início do jogo, estava dando certo, mas depois ficamos mais tranquilos, melhoramos a virada de bola. Oscar conseguiu me ajudar muito, fez boas defesas e saques. O Cairus respeita muito ele (Oscar), conseguimos tirar vantagem desse histórico. O clima está muito bacana. Escuto o barulho da torcida, vejo que eles estão nos apoiando. Espero que continue assim, vamos juntos com essa energia”, destacou.

O Jogo
Os uruguaios começaram pressionando, abrindo vantagem de 6 a 2 e forçando os saques em Thiago. Aos poucos, porém, os brasileiros foram melhorando o ataque e na parada técnica perdiam por apenas um ponto de diferença. A virada veio pouco depois, com bloqueio de Thiago. Deste momento em diante, os brasileiros não perderam mais a liderança, foram aumentando a vantagem e fecharam a parcial por 21 a 16 em erro de ataque uruguaio.

A segunda parcial foi mais tranquila, com Oscar e Thiago abrindo 5 a 3 logo no início. Os uruguaios chegaram a empatar por 7 a 7, mas os brasileiros controlaram bem o ritmo de jogo. Não ficaram atrás no set em nenhum momento, abrindo 17 a 12 em erro de ataque dos uruguaios. Administrando a vantagem confortável, Oscar e Thiago fecharam o set por 21 a 14 em ataque de Oscar explorando o bloqueio rival.

O formato de disputa do vôlei de praia nos Jogos Pan-Americanos 2020 acontece da seguinte maneira: as 16 duplas de cada gênero serão divididas em quatro grupos de quatro. O primeiro colocado de cada chave avança direto às quartas de final. Segundos e terceiros disputam uma rodada eliminatória extra, de oitavas de final. Na sequência ocorrem as semifinais e posteriormente as disputas pelas medalhas de bronze e ouro.

O Brasil é o país com mais medalhas na história dos Jogos Pan-Americanos, desde a inserção da modalidade no programa esportivo, em 1999. Somando os gêneros masculino e feminino, são cinco medalhas de ouro, três de prata e três de bronze. Cuba aparece na segunda posição, com seis medalhas conquistadas no total.

Jogos Pan-Americanos – Vôlei de Praia Masculino
24.07 – Brasil 2 x 0 Costa Rica – 21/13, 21/14
25.07 – Brasil 2 x 0 Uruguai – 21/16, 21/14
26.07 – Brasil x Cuba – 15h

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro