Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 26.07.2019
A dupla brasileira formada por Carolina Horta e Ângela (CE/DF) alcançou na tarde desta sexta-feira (26.07) a terceira vitória no torneio feminino do vôlei de praia dos Jogos Pan-Americanos de Lima (Peru). Elas superaram as mexicanas Orellana/Revuelta por 2 sets a 0 (21/10, 21/11) pelo último jogo do grupo C, terminando em primeiro e indo direto às quartas de final da competição intercontinental.
A parceria das brasileiras folga neste sábado (27.07), quando ocorrem as partidas da repescagem. Elas entram em quadra somente no domingo (28.07), às 14h20 (de Brasília), contra as vencedoras do duelo entre as canadenses Harnett/Lapointe e as colombianas Ayala/Rios. O SporTV e a TV Record transmitem ao vivo.
Ângela foi a maior pontuadora do confronto, com 16 acertos no ataque e outros três pontos de saque. A defensora brasiliense acredita que o resultado positivo sobre as mexicanas foi a melhor apresentação nas três vitórias até aqui.
“Acredito que jogamos mais solta, com mais alegria, confortáveis. Em uma competição dessa magnitude você vai evoluindo, crescendo. Considero que hoje fizemos nosso melhor jogo das três partidas que vencemos até aqui. Buscamos nossa estratégia previamente traçada, sempre motivadas, focadas, foi incrível. Nós sentimos essa energia da torcida dentro de quadra, e nada melhor do que retribuir”, declarou Ângela.
Carolina Horta, que anotou 12 pontos no ataque, dois no bloqueio e um no saque, também analisou a vantagem de pode descansar, por ter evitado a disputa da repescagem.
“Foi uma vitória muito importante contra as mexicanas, pois vamos direto às quartas de final, não temos o desgaste de um jogo a mais. Felizmente vamos poder descansar para chegarmos fortes e preparadas na próxima rodada. Vamos poder estudar nossas adversárias”, disse.
O Jogo
A dupla brasileira abriu três pontos de diferença logo no início da partida, com Ângela sendo mais exigida no ataque, mas respondendo muito bem. Aumentando a vantagem com rapidez, na parada técnica a dupla brasileira vencia com parcial tranquila de 15 a 6. Enquanto as brasileiras praticamente não cometiam nenhum erro, a dupla mexicana tinha dificuldades na recepção e ataque. As brasileiras fecharam a parcial por 21 a 10 em largada de Ângela.
O segundo set começou mais equilibrado, com as mexicanas errando menos. O Brasil, porém, manteve o ritmo alto e não ficou atrás do placar. Na parada, o time verde e amarelo liderava por 13 a 8. Carol acelerou ainda mais o ritmo, pressionando no saque e anotando bons bloqueios, alcançando 16 a 8 no placar. Administrando a vantagem, as brasileiras fecharam o segundo set por 21 a 11 em ataque forte de Ângela.
O formato de disputa do vôlei de praia nos Jogos Pan-Americanos 2020 acontece da seguinte maneira: as 16 duplas de cada gênero serão divididas em quatro grupos de quatro. O primeiro colocado de cada chave avança direto às quartas de final. Segundos e terceiros disputam uma rodada eliminatória extra, de oitavas de final. Na sequência ocorrem as semifinais e posteriormente as disputas pelas medalhas de bronze e ouro.
O Brasil é o país com mais medalhas na história dos Jogos Pan-Americanos, desde a inserção da modalidade no programa esportivo, em 1999. Somando os gêneros masculino e feminino, são cinco medalhas de ouro, três de prata e três de bronze. Cuba aparece na segunda posição, com seis medalhas conquistadas no total.
Jogos Pan-Americanos – Vôlei de Praia Feminino
Fase de Grupos
24.07 – Brasil x Ilhas Virgens – 21/8, 21/7
25.07 – Brasil x Chile – 21/16, 21/19
26.07 – Brasil x México – 21/10, 21/11
Quartas de Final
28.07 – Brasil x Canadá/Colômbia – 14h20
O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileir