pATROCINADOR OFICIAL

Brasil avança com todas as suas 14 duplas à fase eliminatória em Miguel Pereira

bom começo

9 de agosto de 2019

Arthur em ação na etapa de Miguel Pereira

(Divulgação/FIVB)

Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 09.08.2019

O Brasil começou muito bem a participação em casa na etapa de uma estrela de Miguel Pereira (RJ) do Circuito Mundial de vôlei de praia 2019. Após a disputa da fase de grupos nesta sexta-feira (09.08), os 14 times do país – oito no masculino e seis no feminino – avançaram à fase eliminatória da competição. Além disso, o Brasil não perdeu nenhum duelo para duplas estrangeiras, com derrotas apenas em jogos contra compatriotas.

Os times que terminaram em primeiro lugar nos grupos foram direto às quartas de final, enquanto segundos e terceiros colocados disputam uma fase extra, da repescagem. As duas fases ocorrem neste sábado (10.08), a partir das 8h30 (de Brasília). As semifinais e disputas de bronze e ouro acontecem no domingo (11.08) e a entrada na arena no Lago do Javay é franca.

No naipe masculino, quatro times brasileiros avançaram em primeiro lugar de suas chaves, invictos após duas partidas. São eles Hevaldo/Vinícius (CE/ES), Renato/Rafael (PB), Arthur/Felipe Cavazin (MS/PR) e Matheus Maia/Eduardo Davi (RJ/PR).

Campeão da edição 2018, Vinicius Freitas (ao lado de Luciano, na época) conquistou com Hevaldo a classificação direta às quartas de final. Eles estrearam batendo os japoneses Sato/Kojima por 2 a 0 (21/15 e 21/13) e na sequência superaram os venezuelanos Fañe/Henriquez por 2 a 0 (21/19 e 21/12), pelo grupo B.

“Estamos juntos na nossa primeira competição e as coisas estão fluindo muito bem, é mais fácil quando jogamos com alguém que te admira. O Vinícius é um garoto de 23 anos e eu, aos 40, estou muito feliz por ver ele disposto a evoluir a cada dia”, disse Hevaldo.

Vinícius também fez questão de valorizar a parceria formada recentemente e o bom início.

“Eu sempre tive vontade de jogar com o Hevaldo. Estar aqui em Miguel Pereira novamente, com ele, está sendo muito especial para mim. Estamos trabalhando muito duro porque temos grandes objetivos pela frente”, afirmou.

Outros quatro times brasileiros disputarão a repescagem em busca de vaga nas quartas de final. São eles Jô/Léo Vieira (PB/DF), Averaldo/Bruno (TO/AM), Arthur Lanci/Adrielson (PR) e Harley/Luciano (DF/ES). Também avançaram à repescagem os noruegueses Dybfest/Lovli e Henriksveen/Lokken, os venezuelanos Villafane/Henriquez e os canadenses Hoey/MacNeil. Veja todos os confrontos abaixo, ao final da matéria.

FEMININO
Entre as mulheres, saíram em primeiro da chave, direto às quartas de final, as duplas Juliana/Josi (CE/SC), Vitoria/Val (RJ), Andressa/Diana (PB/RJ) e Izabel/Aline (PA/SC), todas invictas, evitando uma rodada a mais. Vitoria, campeã mundial Sub-21 nesta temporada, comentou a boa estreia da parceria temporária formada com Val.

Já Tainá/Victoria (SE/MS) e Rafaela/Flávia Moura (PA/RJ) disputarão a repescagem junto das norte-americanas Audrey/Nicole, das canadenses Dunn/McBain, das tchecas Anna/Magdalena, das guatemaltecas Estefanie/Natalia e das moçambicanas Liocadia/Vanessa.

Os torneios do Circuito Mundial são classificados em importância pelo número de estrelas, de uma a cinco (máximo), de acordo com a premiação e pontuação distribuídas. Assim, a parada em Miguel Pereira não renderá pontos na corrida olímpica brasileira e tem como principal objetivo oferecer a oportunidade às duplas que ainda buscam crescer no ranking internacional, mas não possuem ranking para disputa dos eventos principais.

As duplas se enfrentam na primeira fase divididas em quatro grupos de quatro times, com os primeiros de cada chave indo direto às quartas de final, enquanto segundos e terceiros jogam uma rodada eliminatória a mais, da repescagem. A etapa de Miguel Pereira é a 15ª de nível uma estrela na temporada 2019 do tour, rende 200 pontos no ranking mundial e um prêmio de cerca de R$ 3,5 mil aos times campeões.

VEJA OS RESULTADOS DO DIA E PRÓXIMOS JOGOS
http://worldtour.2019.fivb.com/en/695/schedule

REPESCAGEM MASCULINA
Dybfest/Lovli (NOR) x Henriksveen/Lokken (NOR) – 9h20
Villafane/Henriquez (VEN) x Averaldo/Bruno (BRA) – 9h20
Jô/Léo Viera (BRA) x Hoey/MacNeil (CAN) – 8h30
Arthur Lanci/Adrielson (BRA) x Harley/Luciano (DF/ES) – 8h30

REPESCAGEM FEMININA
Audrey/Nicole (EUA) x Liocadia/Vanessa (MOÇ) – 10h10
Anna/Magdalena (RTC) x Estefanie/Natalia (GUA) – 11h
Tainá/Victoria (BRA) x Dunn/McBain (CAN) – 10h10
Rafael/Flávia Moura (BRA) x Bye

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro