A temporada 2020 do vôlei de praia sul-americano começou nesta sexta-feira (07.02), com a primeira etapa do Circuito Continental, que acontece até o próximo domingo (09.02) em Coquimbo, no Chile. O Brasil está representado no torneio por quatro duplas (duas na chave masculina e duas na chave feminina), que arrancaram na disputa com saldo positivo: foram seis vitórias em sete partidas disputadas.
No torneio feminino as duplas do Brasil começaram com três vitórias em quatro jogos. Juliana Simões e Ângela (PR/DF) venceram na estreia contra Mishelle/Karelys, do Equador, por 2 sets a 0 (21/9 e 21/11). Na segunda rodada elas levaram a melhor sobre as equatorianas Ariana e Briggitte, por 2 sets a 0 (21/18 e 21/14).
“Estamos muito felizes com nossos resultados hoje. Acho que para a nossa equipe o torneio nos dará bastante bagagem. Ainda estamos ajustando nosso jeito de jogar, então este saldo positivo nos deixa muito satisfeitas. A evolução está bastante interessante, e neste tipo de competição, que o nível aumenta conforme afunila, é importante crescer. Estamos com o objetivo de buscar o título para o Brasil”, contou Juliana Simões.
Já Andressa e Vitória (PB/RJ) entraram em quadra no primeiro jogo contra Simon/Hernadez, do Uruguai, e venceram por 2 sets a 0 (21/10 e 21/15). Em seguida enfrentaram as argentinas Gallay e Peralta, mas acabaram superadas no tiebreak (21/15, 19/21 e 6/15).
Na chave masculina Ricardo e Vítor Felipe (BA/PB) arrancaram com vitória sobre a dupla equatoriana Leon/Quiñones por 2 sets a 0 (21/13 e 21/15), enquanto Pedro Solberg e Guto (RJ) passaram por Gonza/Jorge (PAR) por 2 sets a 0 (21/19 e 21/16). Na segunda rodada aconteceu o duelo entre brasileiros e Pedro e Guto levaram a melhor por 2 sets a 0 (21/19 e 21/19).
“Eu gosto muito de jogar os torneios do Circuito Sul-Americano, aliás, qualquer competição que eu represente o Brasil é um prazer. Estamos felizes com as vitórias de hoje, um jogo a menos amanhã, e um cruzamento teoricamente menos complicado nas quartas. Nós nos reunimos há pouco tempo e cada jogo é importante para o nosso entrosamento”, disse Guto.
A competição continua neste sábado (08.02), com a última rodada da fase de grupos, a repescagem e as quartas de final. Os dois times mais bem colocados de cada grupo avançam à fase de quartas de final. As semifinais e disputas por medalhas acontecem no domingo.
Os pontos obtidos em cada etapa vão para o país, de acordo com a classificação final somente da melhor dupla de cada nação. Ao final, os pontos são somados e o país na liderança do ranking é declarado campeão geral.
O Circuito Sul-Americano conta com quatro etapas regulares e um torneios ‘Finals’, com maior pontuação e premiação. Além de Coquimbo (Chile), a competição passará por Lima (Peru), San Juan de Los Morros (Venezuela), Santa Marta (Colômbia) e Linares (Chile).
CIRCUITO SUL-AMERICANO 2020:
1ª Etapa – Coquimbo (Chile) – 07 a 09.02
2ª Etapa – Lima (Peru) – 13 a 15.03
3ª Etapa – San Juan de Los Morros (Venezuela) – 20 a 22.03
4ª Etapa – Santa Marta (Colômbia) – 03 a 05.04
Etapa Finals – Linares (Chile) – 9 a 11.04
O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro