Qualificatório define últimos classificados e fecha grupos em Aracaju

com estreantes

5 de março de 2020

Thiego (amarelo) disputa bola na rede durante qualificatório

(Wander Roberto/Inovafoto/CBV)

Em Aracaju (SE) – 05.03.2020

As chaves da etapa de Aracaju (SE) do Circuito Brasileiro de vôlei de praia foram definidas nesta quinta-feira (05.03), após disputas dos jogos do qualificatório masculino e feminino. A preliminar na arena montada na Praia de Atalaia contou com 32 jogos – 16 em cada naipe – para distribuir as últimas vagas. Destaque para um time que pela primeira vez conseguiu avançar e para as favoritas no feminino, que confirmaram a expectativa.

Os jogos contam com entrada franca ao público na arena, montada na altura da Passarela do Caranguejo. O público pode colaborar com 1 kg de alimento não perecível. As doações recolhidas na entrada da arena serão encaminhadas para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Aracaju. As partidas a partir desta sexta-feira terão transmissão ao vivo pelo site voleidepraiatv.cbv.com.br e Facebook da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV).

A fase qualificatória conta com 24 duplas que estão abaixo da 16ª posição e buscam uma chance para ingressar no torneio principal. Os oito times que venceram seus jogos nesta quinta e avançaram no masculino foram Jefferson/Miguel (CE/MS), Pablo/Luan (MA/RN), Léo Gomes/Ferramenta (RJ), Patrick/Leonam (PR/PB), Thiego/Thiago (PB), Rafael/Renato (PB), Felipe/Luccas (DF) e Tony/Martinho (SC).

Entre os classificados, dois times passaram pela primeira vez à fase de grupos: Thiego/Thiago (PB) e Patrick/Leonam (PR/PB). Thiego comentou a alegria por atuar pela primeira vez na principal divisão do vôlei de praia nacional, especialmente por jogar o mesmo torneio que a mãe, a atleta Thati (PB), já garantida entre as melhores no feminino.

“Estou muito feliz, é o resultado de muito trabalho, sabemos o quanto batalhamos para chegar até aqui. Vinha conseguindo bons resultados nas categorias de base, mas agora vou buscar meu espaço no adulto. É mais especial ainda pelo fato de estar na mesma competição que minha mãe, será uma oportunidade muito especial. Quero dar meu melhor na fase de grupos, sem me preocupar com o resultado, mas sabendo que dei tudo dentro de quadra”, disse.

Quem também garantiu vaga foi a dupla Tony e Martinho, que passam à fase principal pela segunda vez – a primeira foi na abertura da temporada 19/20, em Vila Velha (ES). A parceria comentou a vaga conquistada ao superar um time da casa – Álvaro Andrade e Matheus (SE) – e destacaram o processo de evolução ao longo dos torneios.

“Acredito que jogamos muito bem aqui em Aracaju, tivemos uma evolução em relação aos outros torneios. A emoção é muito grande por essa vaga, trabalhamos forte para chegar aqui e fazer o que tínhamos que fazer. A torcida estava com a dupla da casa, mas tivemos calma para fechar a partida”, disse Tony. “Nosso CT Amulecc nos ajudou demais, trabalhamos muito bem a parte física, fisioterapia, o apoio permite que a gente cresça. Vamos descansar e buscar se divertir em quadra, nosso lugar é aqui”, comentou Martinho.

Os 16 times já garantidos no naipe masculino pelo ranking de entradas, que só jogam a partir de sexta-feira, são André/George (ES/PB), Ricardo/Vitor Felipe (BA/PB), Arthur Silva/Adrielson (MS/PR), Pedro Solberg/Guto (RJ), Thiago/Oscar (SC/RJ), Maia/Eduardo Davi (RJ/PR), Hevaldo/Vinícius (CE/ES), Fernandão/Harley (ES/DF), Jô/Bruno de Paula (PB/AM), Luciano/Léo Vieira (ES/DF), Lipe/Rafa (CE/PR), Ramon Gomes/Bernardo Lima (RJ/CE), Anderson Melo/Averaldo (RJ/TO), Marcus/Felipe Cavazin (RJ/PR), Allison Francioni/Fábio (SC/CE) e Adelmo/Moisés (BA).

Feminino
A disputa no torneio qualificatório feminino contou com domínio dos times mais bem ranqueados. Das oito primeiras cabeça-de-chave do qualificatório, somente duas não avançaram. Passaram para a fase de grupos Hegê/Verena (CE), Thais/Pity (RJ/BA), Rafaela/Diana (PA/RJ), Lucilia/Alana (SP), Izabel/Naiana (PA/CE), Rosimeire/Talita (AL/CE), Sandressa/Rupia (AL/MG) e Ana Luiza/Victoria ‘Tory’ Paranagua (SC/CE).

A dupla ranking 1 do qualificatório, Hegê e Verena, comentou sobre o forte vento na capital sergipana e a vantagem por atuarem juntas há muitos anos, desde as categorias de base.

“O qualificatório é sempre uma etapa bastante tensa, se você perder, volta para casa. Mas a gente vem treinando muito forte, trabalhando bastante para chegar aqui e apresentar nossa melhor forma. Estamos lutando por uma vaga no SuperPraia, que reúne os melhores times da temporada, então queremos fazer um bom torneio em Aracaju e somar pontos importantes”, disse a bloqueadora da dupla, Hegê.

“Fizemos uma boa preparação para esta etapa, queremos um resultado importante aqui. E com um vento forte como esse de Aracaju, o entrosamento ajuda demais, especialmente no quesito levantamento. Uma já sabe pelo olhar onde a outra espera o levantamento. Por nos conhecermos tão bem, ajuda demais”, disse Verena.

As 16 equipes que entram direto na fase de grupos na sexta-feira, pela posição no ranking de entradas são Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE), Ágatha/Duda (PR/SE), Fernanda Berti/Taiana (RJ/CE), Talita/Carol Solberg (AL/RJ), Tainá/Victoria (SE/MS), Bárbara Seixas/Carol Horta (RJ/CE), Ângela/Juliana Simões (DF/PR), Josi/Juliana (SC/CE), Andressa/Vitoria (PB/RJ), Val/Aline Lebioda (RJ/SC), Andrezza/Neide (AM/AL), Vivian/Jéssica (PA), Elize Maia/Thamela (ES), Érica Freitas/Thati (MG/PB), Solange/Teresa (DF/CE) e Mari/Paula Pequeno (SP).

Estreia de Mari/Paula Pequeno
As campeãs olímpicas no vôlei de quadra, Mari e Paula Pequeno, realizam em Aracaju a estreia no vôlei de praia. A dupla enfrenta nesta sexta-feira, às 10h30 (de Brasília), Ana Patrícia e Rebecca (MG/CE). O duelo será transmitido ao vivo pelo Facebook da CBV. 

A abertura da temporada 19/20 aconteceu em Vila Velha (ES), em setembro, com ouro para Ágatha/Duda (PR/SE) e André Stein/George (ES/PB). Em Cuiabá, no mês de outubro, os títulos ficaram com Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE) e Alison/Álvaro Filho (ES/PB).

Ribeirão Preto (SP) sediou a etapa de novembro, com ouro para Talita/Taiana (AL/CE) e Evandro/Bruno Schmidt (RJ/DF). A parada de João Pessoa (PB), em janeiro, contou com títulos para Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE) e André Stein/George (ES/PB). Em Maceió (AL), ouro para Ágatha/Duda (PR/SE) e Evandro/Bruno Schmidt (RJ/DF).

Além das duplas campeãs de cada etapa, também existem os campeões gerais da temporada, somando a pontuação obtida nos sete eventos. Cada etapa do Circuito Brasileiro distribui R$ 46 mil às duplas campeãs dos dois naipes, e todos os times na fase de grupos são premiados. Ao todo, são distribuídos mais de R$ 500 mil por etapa.

CLIQUE E VEJA GRUPOS E HORÁRIOS DO TORNEIO FEMININO

CLIQUE E VEJA GRUPOS E HORÁRIOS DO TORNEIO MASCULINO

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS DO DIA

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro