A terceira edição da Superliga C terá início na próxima terça-feira (13.10) com a realização da etapa de Natal (RN). O chamado Grupo 3 da competição masculina reúne sete equipes divididas em duas chaves, uma com três e outra com quatro participantes. O evento garante uma vaga na Superliga B 2021 e marca o retorno das competições de quadra organizadas pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV).
O campeonato na capital do Rio Grande do Norte terá como palco o ginásio Aero/Sesi, e o Unimed/Aero (RN) será a equipe anfitriã. O time está na chave A ao lado do Clube do Vôlei Multisports (CE) e Nosso Clube/SRV (PE). A chave B é composta pelo Vôlei Unip/Fortaleza (CE), Desportivo Rio Grande-APAB (RN), Sport Club do Recife (PE) e Santa Cruz Vôlei Clube (PE). Os times jogarão entre si nas chaves, com os dois melhores em cada classificados para a semifinal. O campeão do grupo garante acesso à divisão seguinte.
Durante o lançamento oficial da equipe Unimed/Aero, na tarde desta terça-feira (06.10), o diretor do Aeroclube, Igor Dantas, destacou o clima festivo que a competição gera à cidade de Natal e ao clube anfitrião da competição. O dirigente espera uma semana de grandes partidas e celebração do voleibol nordestino.
“Estamos muito felizes com a realização da Superliga C aqui em Natal. A expectativa é a melhor possível com o nível técnico, estamos preparando uma grande estrutura para receber o evento. A equipe Unimed/Aero é boa, e ainda contaremos com outros grandes times presentes. Nós esperamos que tudo corra muito bem, e a garantia de um time nordestino na Superliga B 2021 é também motivo de muita alegria para nós”, contou Igor.
Está é a primeira vez em que um grupo da Superliga C é composto apenas por equipes nordestinas. A façanha é celebrada pelo técnico do Unimed/Aero, anfitrião do evento, Carlos Eduardo Pessoa. O treinador destacou a força voleibol nordestino em ascensão.
“A nossa competição, o grupo que nós sediaremos apenas com equipes do Nordeste é um verdadeiro sonho, pois nós conseguimos observar a evolução da modalidade na região, obviamente ainda muito atrás do Sul e do Sudeste, mas no caminho certo de mostrarmos a força desse povo que trabalha duramente para fazer o voleibol por aqui, ainda pouco valorizado por empresas e possíveis patrocinadores, mas com grandes possibilidades de abrirmos os olhos desses empresários para o valor dessa modalidade”, comentou Carlos Eduardo.
Para a disputa da Superliga C o time natalense terá 20 atletas no elenco e, segundo o técnico, o investimento foi feito em mesclar juventude e experiência na equipe que quer aproveitar o fator casa para garantir um lugar no acesso.
“Nossa equipe esse ano teve um investimento bastante interessante. Trouxemos peças importantes na construção desse grupo, atletas experientes, com bastante vivência na bagagem, que se juntaram aos demais e com isso estamos buscando homogeneidade nessa coletividade tão sonhada em esportes como voleibol. Jogarmos em casa será mais um desafio para nós, a pressão aumenta, mas ao mesmo tempo é uma honra e uma responsabilidade imensa representarmos a nossa modalidade. Para isso treinamos muito, em médias 10 sessões semanais, para fazermos o nosso melhor, estando o mais bem preparado possível para a competição”, disse o treinador.
Entre os contratados estão atletas com passagens por equipes da Superliga e com bagagem internacional. O capitão do Unimed/Aero, o levantador Ítalo Nascimento, é um deles. Ele defendeu nas duas últimas temporada o Maringá Vôlei (PR). O atleta mostra otimismo para a disputa da Superliga C.
“A expectativa é e tem que ser a melhor possível, o grupo foi bem montado e vem trabalhando muito para este objetivo. Jogar em casa tem que ser visto como uma pressão muito boa, a energia será a melhor possível. Estamos focados e animados para a disputa desta competição, e sabemos das dificuldades, pois os times são muito fortes e teremos bastante equilíbrio nos jogos”, disse Ítalo.
O Unimed/Aero estreia na competição no dia 14 de outubro, contra o Nosso Clube/SRV, às 19h, pela segunda rodada da chave A do Grupo 3 da Superliga C masculina, no ginásio Aero/Sesi, em Natal.
GRUPO 3 – NATAL (RN)
Chave A – Unimed/Aero (RN), Clube do Vôlei Multisports (CE) e Nosso Clube/SRV (PE)
Chave B – Desportivo Rio Grande-APAB (RN), Vôlei UNIP/Fortaleza (CE), Sport Club do Recife (PE) e Santa Cruz Vôlei Clube (PE)
TABELA
PRIMEIRA RODADA – 13.10 (TERÇA-FEIRA)
Jogo 01 – Vôlei UNIP/Fortaleza (CE) x Sport Club do Recife (PE) – às 15h
Jogo 02 – Desportivo Rio Grande-APAB (RN) x Santa Cruz Vôlei Clube (PE) – às 17h
Jogo 03 – Clube do Vôlei Multisports (CE) x Nosso Clube/SRV (PE) – às 19h
SEGUNDA RODADA – 14.10 (QUARTA-FEIRA)
Jogo 04 – Santa Cruz Vôlei Clube (PE) x Vôlei UNIP/Fortaleza (CE) – às 15h
Jogo 05 – Sport Club do Recife (PE) x Desportivo Rio Grande-APAB (RN) – às 17h
Jogo 06 – Unimed/Aero (RN) x Nosso Clube/SRV (PE) – às 19h
TERCEIRA RODADA – 15.10 (QUINTA-FEIRA)
Jogo 07 – Vôlei UNIP/Fortaleza (CE) x Desportivo Rio Grande-APAB (RN) – às 15h
Jogo 08 – Sport Club do Recife (PE) x Santa Cruz Vôlei Clube (PE) – às 17h
Jogo 09 – Unimed/Aero (RN) x Clube do Vôlei Multisports (PE) – às 19h
SEMIFINAIS – 16.10 (SEXTA-FEIRA)
Jogo 10 – 1° da Chave B x 2° da Chave A – às 17h
Jogo 11 – 1° da Chave A x 2° da Chave B – às 19h
FINAL
Jogo 12 – Vencedor jogo 10 x Vencedor jogo 11 – às 16h
O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro