A corrida pelo título do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia 20/21 já engrenou de vez após três etapas realizadas. E, a partir desta quinta-feira (19.11), as melhores duplas femininas estarão de volta à ação no Centro de Desenvolvimento de Voleibol (CDV), em Saquarema (RJ), para a disputa do quarto Open da temporada, desta vez com maior concorrência, já que o número de times no torneio principal subiu de 20 para 24 neste evento.
Na etapa anterior, o título ficou com Ana Patrícia e Rebecca (MG/CE), que chegaram ao segundo ouro na temporada 20/21 – elas também venceram a etapa de retorno das competições, em setembro. Com a sequência de torneios menos espaçada, Rebecca confirma que a dupla está preparada para o desafio, e que o foco é manter o bom desempenho.
“Jogamos bem focadas e unidas para vencer cada jogo de uma vez na etapa passada. E é muito bom quando o resultado vem. Nos traz muita satisfação, mas é uma coisa que já ficou para trás. Agora teremos algumas etapas em sequência, então nossa condição física e psicológica tem que estar muito boa, porque o intervalo será pequeno. Mas nós nos preparamos para isso. Nosso planejamento, junto com a comissão, tem funcionado muito bem. E o bom é que já estamos com ritmo de jogo, mesmo depois de tanto tempo que todo mundo ficou parado”, contou Rebecca.
Medalhista de bronze na primeira e na terceira etapa, Talita, que joga ao lado de Carol Solberg desde o início de 2020, espera mais equilíbrio na competição e aposta na evolução recente do time para alcançar degraus mais altos no pódio. Para a atleta, voltar a competir pouco mais de uma semana depois do torneio anterior é um fator positivo.
“Estamos muito empolgadas para esta etapa. Vejo nosso time melhorando a cada torneio, mas estamos em transição ainda, somos duas bloqueadoras se adaptando a jogar na defesa, nos revezando. E o que a gente precisa agora é ritmo de jogo, e, jogar assim, torneios próximos um do outro, é ótimo neste processo”, disse Talita.
A fase principal da etapa, que começa na sexta-feira (20.11), contará com 24 equipes, sendo as 16 mais bem colocadas do ranking de entradas, e outras oito classificadas na disputa do qualifying (classificatório), que ocorre na quinta-feira. Neste classificatório, outros 24 times disputam partidas eliminatórias diretas, com os vencedores dos oito jogos finais garantindo a vaga.
As partidas serão exibidas pelo site voleidepraiatv.cbv.com.br, pela página oficial da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) no Facebook e, a partir das semifinais, com exclusividade pelo canal SporTV (veja os horários e informações abaixo).
Os 16 times garantidos na fase principal do torneio pela posição no ranking de entradas são Ágatha/Duda (PR/SE), Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE), Talita/Carolina Solberg (AL/RJ), Tainá/Victoria (SE/MS), Juliana/Josi (CE/SC), Bárbara Seixas/Carol Horta (RJ/CE), Andressa/Vitoria (PB/RJ), Taiana/Paula Pequeno (CE/SP), Érica Freitas/Thati (MG/PB), Elize Maia/Thâmela (ES), Hegê/Ângela (CE/DF), Aline/Neide (SC/AL), Val/Vivian (RJ/PA), Solange/Verena (DF/CE), Juliana Simões/Cacá Richa (PR/RJ), Andrezza/Rosimeire Lima (PA/AL).
Após a disputa do feminino nesta semana, o quarto torneio masculino será disputado na sequência, alguns dias depois, entre 26 e 29 de novembro. As etapas foram divididas em semanas diferentes para reduzir a circulação de pessoas dentro do CDV, aumentando a segurança nos protocolos de prevenção ao coronavírus.
Protocolo de prevenção
Todos os atletas realizaram um teste inicial para COVID-19 antes da competição. O resultado foi enviado à CBV e, só diante disso, confirmada a inscrição. Um dia antes da estreia na competição, os atletas chegam a Saquarema, respondem a um questionário sobre sintomas, aferem a temperatura, oximetria e realizam novo teste de COVID-19.
Em caso de mais um resultado negativo, o atleta entra na disputa. A partir do momento em que entra no CDV, o atleta só sai após a eliminação ou no último dia para retorno. O protocolo será exatamente o mesmo com todos os envolvidos: comissões técnicas, arbitragem, fornecedores, colaboradores do CDV, e em todo o staff da CBV.
O quarto torneio masculino será entre os dias 26 e 29 deste mês ainda no CDV em Saquarema. A quinta parada será em dezembro, também com os naipes separados. Entre 3 e 6 acontece a disputa entre as mulheres, enquanto os homens jogam de 10 a 13 do mesmo mês. O local da quinta etapa será divulgado em breve.
CIRCUITO BRASILEIRO OPEN DE VÔLEI DE PRAIA
4ª Etapa – Temporada 20/21
Local: Centro de Desenvolvimento de Voleibol, Saquarema (RJ)
Data: 19 a 22 de novembro
Horários: Quinta – 8h às 14h30; Sexta – 8h às 16h;
Sábado – 9h às 12h30 e 16h às 19h30; Domingo – 9h às 11h e 19h às 21h;
Transmissão: voleidepraiatv.cbv.com.br, Facebook da CBV e SporTV
RESULTADOS DA TEMPORADA
Saquarema I
FEM
1 – Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE)
2 – Ágatha/Duda (PR/SE)
3 – Talita/Carol Solberg (AL/RJ)
MASC
1 – André/George (ES/PB)
2 – Guto/Arthur Mariano (RJ/MS)
3 – Renato Andrew/Adrielson (PB/PR)
Saquarema II
FEM
1 – Ágatha/Duda (PR/SE)
2 – Josi/Juliana (SC/CE)
3 – Tainá/Victoria (SE/MS)
MASC
1 – Alison/Álvaro Filho (ES/PB)
2 – Evandro/Bruno Schmidt (RJ/DF)
3 – André/George (ES/PB)
Saquarema III
FEM
1-Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE)
2- Ágatha/Duda (PR/SE)
3-Talita/Carol Solberg (AL/RJ)
MASC
1-Alison/Álvaro Filho (ES/PB)
2- Guto/Arthur Mariano (RJ/MS)
3- Evandro/Bruno Schmidt (RJ/DF)
O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro