A fase de grupos da etapa de Sochi do Circuito Mundial de Vôlei de Praia começou com seis vitórias brasileiras. Nesta quinta-feira (27.05), as quatro duplas representando o Brasil no torneio feminino venceram na primeira rodada, mas apenas Bárbara Seixas/Carol Solberg (RJ) já garantiram vaga nas oitavas de final. Na disputa masculina, com apenas uma rodada disputada, Alison/Álvaro Filho (ES/PB) garantiram mais um triunfo para o país.
Bárbara e Carol começaram o dia vencendo as alemãs Behrens e Ittlinger por 2 sets a 0, parciais de 21/14 e 21/16. Na segunda rodada do Grupo F, o triunfo foi sobre Alix e April, dos Estados Unidos, no tie-break (17/21, 21/17 e 15/5).
“Hoje foi bem especial, jogamos da forma que gostamos, mostrando nossa agressividade e potencial como time. Estou muito feliz. Foi importante começar o torneio com o pé direito, agora é descansar e recuperar as energias para amanhã ir com tudo”, disse Bárbara Seixas.
As outras três duplas brasileiras terão que disputar a repescagem, após ganharem na primeira rodada, mas perderem o segundo jogo do dia. Pelo Grupo C, Ágatha e Duda (PR/SE) venceram as holandesas Schoon e Stam no tie-break (21/12, 15/21 e 15/7), mas foram superadas por Sponcil/Claes (EUA) por 2 sets a 0, parciais de 21/15 e 22/20. Na repescagem, elas vão enfrentar Wojtasik/Kociolek (POL).
Talita/Taiana (AL/CE) derrotaram Lehtonen/Ahtiainen (FIN) por 2 sets a 0 (21/19 e 23/21) no Grupo D, mas perderam na sequência de Bansley/Brandie (CAN), também por 2 a 0, parciais de 21/16 e 21/14. A dupla agora enfrenta Stockman/Kolinske (EUA) na repescagem. No Grupo B, Tainá/Victoria (SE/MS) fizeram dois jogos duros decididos no tie-break. Primeiro, vitória sobre a dupla líder do ranking Pavan/Melissa (CAN), parciais de 17/21, 21/19 e 15/8. Depois, acabaram superadas por Huberli/Betschart (SUI) (14/21, 21/14 e 15/9). O próximo confronto da parceria será contra Lehtonen/Ahtiainen (FIN).
Primeira rodada masculina
Com apenas uma rodada do torneio masculino disputado nesta quinta-feira, Alison/Álvaro Filho começaram bem em Sochi. Contra os russos Liamin e Myskiv, os brasileiros venceram por 2 sets a 0, parciais de 21/19 e 21/17, no Grupo G. Nesta sexta-feira, a dupla olímpica enfrenta os suíços Heidrich e Gerson, em confronto marcado para 3h (Horário de Brasília).
“Foi um jogo difícil, contra um time experiente, o Liamin é um jogador que já passou por Olimpíada, e um time da casa. Inclusive, foi bem legal porque tivemos público. Lógico que reduzido, mas teve público, então foi bom rever a torcida. Isso foi uma coisa legal. Acho que a gente jogou bem, soube ter tranquilidade nos momentos mais importantes da partida, mudar a estratégia do jogo em momentos de chave. Nosso grupo é forte, esse time da Suíça está bem na classificação olímpica, e amanhã tem tudo para ser um jogo pegado”, afirmou Álvaro.
No Grupo F, André e George (ES/PB) foram superados pelos italianos Carambula e Rossi (24/22 e 21/15). O próximo duelo deles será contra Gibb/Taylor Crabb (EUA), às 6h20 (de Brasília) desta sexta. Guto e Arthur (RJ/MS) perderam para os russos Semenov e Leshukov por 2 sets a 0, parciais de 21/18 e 21/15. Na segunda rodada do Grupo H, a dupla enfrenta Krattiger/Breer (SUI), também às 6h20 (de Brasília).
O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro