Posicionamento oficial da CBV em relação ao Wild Card para o Superpraia

Nota oficial

22 de junho de 2021

Superpraia começou nesta terça-feira no Rio de Janeiro

(Divulgação/CBV)

A Confederação Brasileira de Voleibol esclarece que não infringiu o regulamento do Wild Card ao convidar a dupla masculina de vôlei de praia, Evandro e Bruno, para participação no Superpraia, torneio realizado a partir desta terça-feira (22.06) no Rio de Janeiro.

O convite é uma prerrogativa de uso da própria CBV, que pode decidir tanto pelo critério técnico, como pelo critério de trazer maior visibilidade e audiência para o evento. Sendo um convite, pode ser feito a qualquer dupla, inscrita ou não em um torneio, a critério da Confederação.  Dessa forma, esclarecemos que não procede a interpretação da Comissão de Atletas sobre a irregularidade da participação da dupla.

Ressaltamos que existem dois tipos de Wild Card previstos no regulamento. Ambos são citados no Capítulo 8: a modalidade ‘convite para acesso à competição’ e a modalidade que garante ‘acesso à outra fase dentro de uma competição’.

 A decisão, portanto, está de acordo com o Regulamento e também pelo critério técnico, já que a dupla escolhida estará representando o Brasil nos Jogos Olímpicos e o Super Praia é uma ótima oportunidade de treinamento para seus atletas.

Além disso, vale salientar que a CBV aumentou o número total de participantes, de 16 para 20 duplas, mesmo acarretando maiores custos, ficando claro, mais uma vez, que não houve possível prejuízo a qualquer dupla inscrita. 

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro