Brasil abre a segunda fase com confronto contra equipe dos EUA

Mundial sub-20 feminino

12 de julho de 2021

Hairton Cabral comanda a seleção sub-20 feminina

(Getty Image/FIVB)

Os grupos da segunda fase do Mundial sub-20 feminino de voleibol, que acontece na Holanda e na Bélgica, foram divulgados nesta segunda-feira (12.07) pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB). O Brasil ficou no grupo E ao lado de Estados Unidos, Holanda e Rússia. A primeira partida das brasileiras será nesta terça-feira (13.07), às 9h30 (hora de Brasília), contra as norte-americanas, com transmissão do canal Volleyball World, no YouTube (https://www.youtube.com/c/volleyballworld/featured).

A equipe brasileira terminou a primeira etapa da competição em segundo lugar no grupo A, com duas vitórias em três partidas, que teve a Holanda em primeiro. Os EUA tiveram a melhor campanha no grupo C, que teve a Rússia na segunda posição. Nesta fase os quatro times jogam entre si e os dois melhores avançam para as semifinais. No grupo que define as semifinalistas, o F, estão Polônia, República Dominicana, Sérvia e Itália.

 Antes de voltar à quadra, e enfrentar o time dos Estados Unidos, o treinador da seleção brasileira, Hairton Cabral, chamou a atenção para o nível dos adversários desta fase. Hairton ainda destacou o volume de jogo como um dos trunfos das oponentes desta terça-feira.

“Conforme avançamos na competição, a dificuldade aumenta. Nossa chave com Estados Unidos, Holanda e Rússia é duríssima. Nos vamos enfrentar o time dos Estados Unidos na primeira partida do grupo, que é uma equipe que foi vice-campeã mundial na categoria sub-18 em 2019. Tem uma parte tática muito bem desenvolvida e precisamos ficar de olho nisso. Elas também têm grande volume de jogo. Fizemos um bom treino hoje e estamos com boas perspectivas para amanhã”, contou o treinador.

O Brasil vai ao Mundial com as levantadoras Maria Clara Albrecht Carvalhaes e Isis Simonetti; as centrais Kátia Larissa da Silva, Lívia Lima e Emilly da Silva Nunes; as ponteiras/opostas Emanuelle de Moura, Stephany Morete, Ana Luiza Rüdiger, Ana Cecília Lopes, Marcelle de Arruda e Carolina Grossi; e a líbero Letícia Moura.

A seleção feminina Sub-20 do Brasil tem um bom retrospecto em campeonatos mundiais nesta categoria. As brasileiras acumulam 13 medalhas ao longo da história da competição (seis ouros, cinco pratas e dois bronzes). Na edição passada, em 2019, as brasileiras ficaram com a sexta posição.

MUNDIAL SUB-20 FEMININO

TABELA GRUPO A

09.07 (SEXTA-FEIRA) BRASIL 3 x 0 Argentina – (26/24, 26/24 e 26/24)

10.07 (SÁBADO) BRASIL 3 x 0 Ruanda – (25/10, 25/15 e 25/2)

11.07 (DOMINGO) BRASIL 1 x 3 Holanda – (25/22, 21/25, 16/25 e 25/27)

TABELA GRUPO E

13.07 (TERÇA-FEIRA) BRASIL x Estados Unidos, às 9h30 (hora de Brasília)

14.07 (QUARTA-FEIRA) BRASIL x Holanda, às 12h30 (hora de Brasília)

15.07 (QUINTA-FEIRA) BRASIL x Rússia, às 9h30 (hora de Brasília)

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro