Eleito o melhor jogador do Circuito Brasileiro 2021, Renato busca medalha inédita

Circuito Sul-Americano

4 de março de 2022

Renato e Vitor Felipe disputam etapa do Sul-Americano no Peru

(Wander Roberto/Inovafoto/CBV)

Na temporada 2021 do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, Renato faturou nada menos que quatro prêmios individuais. Venceu três das cinco etapas ao lado de Vítor Felipe e foi eleito pelos próprios companheiros como o Melhor Jogador do ano. Com apenas 22 anos, também foi apontado como Revelação e Jogador Que Mais Evoluiu. Além de talento, sobra carisma e não teve para ninguém na votação popular de Craque da Galera. Para fechar uma temporada cheia de sucesso, ainda veio a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos Júnior, em dezembro, na Colômbia, ao lado do irmão, Rafael. A partir desta sexta-feira, Renato vai em busca de uma medalha inédita para a coleção de conquistas. Com Vítor Felipe, ele representa o Brasil na quinta etapa da temporada do Circuito Sul-Americano, em Mollendo, no Peru. Elize Maia e Thâmela disputam o torneio feminino.

“É uma medalha que eu ainda não tenho, uma conquista inédita. Eu e Vitor estamos treinando muito bem. O primeiro lugar é sempre nosso objetivo, e queremos trazer mais esse título para o Brasil”, diz Renato, que tem um quarto e um nono lugares em etapas do Sul-Americano, jogando ao lado de Rafael.

No Circuito Sul-Americano, as duplas somam pontos para o país, e o Brasil lidera o ranking nos dois gêneros, com quatro ouros e dois bronzes em quatro etapas disputadas. Bronze na primeira etapa da temporada, disputada ainda em 2021, no Chile, Elize Maia e Thâmela vão atrás de mais um pódio.

“Joguei com várias parceiras e em quase todos os países da América do Sul. Tenho um grande carinho por esse torneio, pois foi nele que conquistei meus primeiros pódios e títulos. Representar o Brasil no Sul-Americano é uma grande honra e responsabilidade. Sinto orgulho de fazer parte dessa história e quero fazer meu melhor para manter a hegemonia do Brasil”, afirmou Elize.

Além do terceiro lugar de Elize e Thâmela, a primeira etapa da temporada teve ouro de George e André Stein. Na segunda, mais um ouro para o Brasil, com Adrielson/Arthur Mariano, em San Juan (ARG). Em Montevidéu (URU), na terceira etapa, foi a vez de Ângela e Neide conquistarem o primeiro lugar. Tainá/Victoria ganharam o título na quarta etapa, em Viña del Mar, no Chile, com Bruno Schmidt/Saymon levando o bronze.

A sexta etapa está prevista para Cochabamba, na Bolívia, entre os dias 11 a 13. O torneio final, que reúne os melhores países da temporada, está marcado para Uberlândia (MG), de 13 a 15 de maio. 

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro