Em duas etapas Elite 16 disputadas na temporada 2022 do Circuito Mundial de vôlei de praia, Talita e Rebecca subiram no pódio em ambas. No segundo torneio do ano reunindo as principais duplas do mundo, as brasileiras ganharam a medalha de prata após serem superadas por Müller/Tillmann (ALE) por 2 sets a 0 (21/18 e 21/16) na final.
“Fomos crescendo durante o torneio., tivemos muitos momentos difíceis, então foi uma etapa de muito aprendizado. Com certeza estamos felizes. Foi um torneio muito complicado e conseguimos um bom resultado”, analisou Talita.
Este ano, o Circuito Mundial adotou novo formato, dividido em etapas Elite 16, Challenge e Future. As disputas Elite – como a de Ostrava – reúnem os 12 primeiros colocados do ranking e quatro duplas vindas do qualifying com 16 equipes. No primeiro torneio Elite 16 da temporada, em Rosarito (MEX), Talita e Rebecca conquistaram a medalha de bronze.
Importantes para somar pontos no ranking e entrar na briga por um lugar no Elite, os Challenges têm 24 duplas no torneio principal, oito vindas do qualifying com 32 duplas. O Future, voltado para o desenvolvimento do esporte e dos atletas, terá 16 equipes na chave principal e 16 no qualifying.
‘Conseguimos vitórias importantes, tenho certeza de que evoluímos muito como time e chegamos à final. Ficou aquele gostinho de quero mais, de que dava para conquistar o ouro, mas saímos felizes com o torneio que fizemos. É muito importante mantermos a regularidade, tentar sempre chegar entre as primeiras, porque o Circuito Mundial é muito equilibrado. Agora é já pensar em Jurmala e tentar ir mais longe ainda’, completou Rebecca.
Elite 16 de Jurmala (LET) começa quarta-feira
A próxima etapa do Circuito Mundial já começa nesta quarta-feira, com o torneio qualifying do Elite 16 de Jurmala, na Letônia. Maria Elisa/Fernanda Berti e Tainá/Vic estão na disputa do qualificatório. A chave principal começa na quinta-feira, com outras oito duplas brasileiras: Talita/Rebecca, Taiana/Hegê, Duda/Ana Patricia, Bárbara Seixas/Carol Solberg e Andressa/Vitória no feminino, e André/George, Vitor Felipe/Renato e Alison/Guto no masculino.
Além da prata e do bronze de Talita/Rebecca, o Brasil soma outras cinco medalhas nesta temporada do Circuito Mundial, com dois ouros para Bárbara Seixas/Carol Solberg, nos Challenge de Tlaxcala (MEX) e Doha (CAT); ouro para George/André e bronze para Andressa/Vitória no Challenge de Itapema (SC); e bronze para Elize Maia/Thâmela no Challenge de Tlaxcala (MEX).
O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do vôlei brasileiro