Para Ramon e Mafe, vôlei de praia é coisa de família. Os irmãos se acostumaram a torcer um pelo outro nas etapas do Circuito Brasileiro, e a dividir alegrias e desafios da vida de atleta. Há pouco mais de dois anos, a relação ganhou novos contornos, quando Ramon assumiu o posto de treinador de Mafe. A partir de quarta-feira (9.11), estarão mais uma vez lado a lado na quarta e decisiva etapa do Circuito Brasileiro sub-21, que acontece na Praia de Icaraí, em Niterói (RJ). Com três medalhas na temporada, dois ouros e uma prata, Mafe e a parceira Larissa estão bem perto de faturar o título da temporada – precisam chegar às quartas de final para conquistar o campeonato sem depender de outros resultados.
A diferença de idade entre os dois irmãos é de 11 anos. Ramon, aos 30, ainda disputa as etapas do Circuito Brasileiro adulto, mas também usa a experiência adquirida em quase 15 anos de vôlei de praia para ajudar no desenvolvimento de jovens talentos. Como a irmã, de 19, que já representou o Brasil em Mundiais sub-19 e sub-21.
“Como técnico, tenho a oportunidade de passar adiante toda a experiência, técnica e tática adquirida em todos esses anos de vôlei de praia. Consigo identificar cada processo pelos quais a Mafe passa. Tento fazer com que ela não viva momentos difíceis, mas sei que é importante ela viver cada etapa, amadurecer e crescer ainda mais. Ela tem personalidade forte, é autêntica, crítica, inteligente, geniosa e introspectiva. Quero no futuro ser reconhecido como irmão da Mafe”, diz Ramon, sem esconder o orgulho da irmã.
Misturar os caminhos da vida pessoal e profissional nem sempre é fácil. Afinal, nada mais normal do que discussões entre irmãos, sejam eles atletas ou não. Mas os resultados de Mafe mostram que, com muito trabalho e amor, a parceria familiar está dando bons frutos. “Crescer com o Ramon ao meu lado foi muito bom. Ele sempre foi uma referência, minha inspiração total. Mas às vezes ele é bem implicante e chega a ser chato para que eu seja mais regrada e rígida com a rotina”, admite Mafe, que entende o motivo de tanta cobrança. “Amo muito o meu irmão. Sei que ele quer o melhor para mim. É o meu melhor amigo e o melhor técnico que eu poderia ter”.
Muito perto de conquistar seu primeiro título brasileiro sub-21, Mafe aposta na parceria recente com Larissa, formada no ano passado. “A maior parte do nosso entrosamento vem da conversa, antes e durante os jogos. Entramos em quadra com leveza e com o intuito de nos divertir, sem clima pesado, mas sem deixar a diversão virar displicência. Assim fomos campeãs na terceira etapa, jogando com leveza”, explica a jovem Mafe.
Circuito Brasileiro de vôlei de praia – 4ª etapa – Sub-21
Local:
Praia de Icaraí, Niterói (RJ)
Programação:
09.11 (QUARTA-FEIRA) – Torneio qualifying – 9h às 16h
10.11 (QUINTA-FEIRA) – Fase de grupos, oitavas de final e quartas de final masculina – 8h às 17h30
11.11 (SEXTA-FEIRA) – Quartas de final feminina, semifinais, disputa pelo bronze e finais – 08h às 13h30
O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro