Alguns dos melhores jogadores do mundo disputam, até domingo (13.11), a etapa Elite de Uberlândia (MG) do Circuito Mundial de vôlei de praia. No mesmo Praia Clube que recebe os craques consagrados, jovens atletas dão os primeiros passos no esporte de olho em um lugar entre os grandes. Durante dois dias, a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) realizou a segunda de seis peneiras de observação para detectar novos talentos.
“Em parceria com as federações estaduais, a CBV realiza este trabalho de observação ao redor do Brasil, com o objetivo de identificar jovens com potencial de se tornarem atletas de nível internacional. A primeira foi em João Pessoa, agora em Uberlândia, e a próxima será em Niterói, onde realizaremos a última etapa de 2022 do Circuito Brasileiro. Esse é o primeiro passo para sistematizar a realização dessas peneiras, de maneira recorrente junto com o Circuito Brasileiro e em locais estratégicos”, explica Guilherme Marques, gerente de vôlei de praia da CBV.
As peneiras contam com a presença dos técnicos das seleções de base e integrantes da comissão técnica permanente de vôlei de praia da CBV.
“O trabalho é garimpar atletas com idade para jogar os Mundiais sub-19 e os Jogos Olímpicos da Juventude de Dakar, ambos em 2026. Atletas com potencial passam a ser monitorados em competições e poderão ser selecionados em futuras convocações”, diz Leandro Brachola, supervisor da comissão técnica permanente da CBV.
Próximas peneiras:
– Niterói (RJ), Praia de Icaraí – 19/11 – Clique aqui para se inscrever
– Campinas (SP), Parque Taquaral – 26 e 27/11 – Clique aqui para se inscrever
– Minas Gerais (local a definir) – 6 e 7/12
Com legião brasileira em quadra, fase de grupos começa na etapa de Uberlândia
O torneio principal da etapa Elite de Uberlândia teve início nesta quinta-feira (10.11), com 15 duplas brasileiras em quadra e 12 confrontos entre duplas brasileiras programados para os dois dias de fase de grupos. As quartas de final e semifinais serão disputadas no sábado (12.11), e as finais no domingo, tudo com transmissão dos canais sportv.
Por conta de uma lesão de Josi, ela e Carol Goerl deixaram a competição após uma partida disputada.
As duplas brasileiras que disputam a etapa Elite de Uberlândia do Circuito Mundial têm suporte da comissão permanente de vôlei de praia da CBV, comandada por Leandro Brachola, com a presença do fisiologista Helvio Affonso, e dos fisioterapeutas Eduardo Ruhling e Vinicius Marques.
O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro