A seleção do Maranhão foi a primeira equipe a comemorar na temporada 2023 do Campeonato Brasileiro de Seleções (CBS). No último sábado (11.03), o time maranhense conquistou o título da Primeira Divisão sub-18 masculina, disputada no Centro de Treinamento da CBV, em Saquarema (RJ), e garantiu vaga na Divisão Especial 2024. Pernambuco e Rio Grande do Norte completaram o pódio e também subiram de divisão.
‘Foi um título merecido por tudo que nós construímos. A gente já tinha uma base do ano passado, que soubemos aproveitar, e novos atletas que chegaram, usando três atletas do sub-16 também. Hoje o Maranhão tem as duas equipes na Divisão Especial e isso é motivo de muita felicidade’, afirmou o técnico Getulio Melo, escolhido o melhor treinador do torneio.
O Maranhão conquistou o título com uma vitória por 3 sets a 0 (25/18, 25/11 e 25/22) sobre Pernambuco. Além do titulo e do melhor treinador, a equipe ainda contou com o o MVP da competição, o ponteiro Diogo Pereira, de 15 anos e 1,90m, que também foi escolhido um dos melhores ponteiros da seleção do campeonato. Novidade para a temporada 2023 do CBS. A equipe ideal da competição contou também com o ponteiro Kayo Costa (PA), os centrais Gabriel Miranda (PA) e Levy da Mata (CE), o levantador Gabriel Gomes (PA), Guilherme Martins (MS), Juan Pablo Montoia (PB).
‘Diogo é um garoto-prodígio, que descobrimos no interior do Maranhão, em Tutoia, e levamos no ano passado para dois CBS e um CBI (Campeonato Brasileiro Interclubes). Ele cresceu muito, hoje é um grande líder e nos ajudou tanto dentro de quadra quanto fora dela’, contou Getulio Melo.
Espírito Santo, Piauí e Rondônia ficaram nas últimas posições e jogam a Segunda Divisão na próxima temporada.
O Campeonato Brasileiro de Seleções já tem mais uma etapa a partir desta terça-feira (14.03). O Centro de Treinamento da CBV volta a receber a competição, desta vez com a disputa da Divisão Especial sub-16 feminina.
CLASSIFICAÇÃO FINAL
1º Maranhão
2º Pernambuco
3º Rio Grande do Norte
4º Pará
5º Mato Grosso do Sul
6º Ceará
7º Paraíba
8º Espírito Santo
9º Piauí
10º Rondônia
O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro