Uma oportunidade para mostrar potencial, disposição e habilidade dentro da quadra de voleibol. Assim é o Campeonato Brasileiro de Seleções (CBS), que a cada ano revela diversos talentos que, em um futuro nem tão distante, despontam nos principais times do país. E nesta semana, Maringá (PR) será o palco de duas competições do CBS: a Divisão Especial sub-16 masculina e a Divisão Especial sub-18 feminina.
O líbero Maique, do Itambé Minas, e medalha de bronze no último Campeonato Mundial com a seleção brasileira, é um dos muitos craques que galgaram degraus no CBS para trilhar rumo ao sucesso na carreira no vôlei. Ele
“O CBS foi de extrema importância na minha carreira, foi onde as coisas começaram a fazer sentido para mim. Participar da seleção mineira me mostrou que o meu sonho era sim possível. É uma competição que fortalece a base, é muito prazeroso disputar, conhecer atletas de outros estados. Foi uma experiência que me marcou muito”, comentou o líbero que foi bronze com a seleção mineira em 2015 na categoria sub-21.
Assim como Maique outros tantos garotos com sonhos parecidos com o do líbero estarão em ação a partir de quarta-feira (29.03) na disputa da Divisão Especial sub-16 masculina do CBS, em Maringá, no ginásio Chico Netto. São 10 seleções divididas em cinco grupos. Na primeira fase as equipes jogam entre si em turno único dentro dos grupos. As partidas são disputadas com três sets obrigatórios. As duas melhores equipes de cada grupo avançam para as semifinais. Ao final da competição, as seleções classificadas entre 8º e 10º lugares jogarão a 1ª Divisão na temporada seguinte.
No grupo A em Maringá estão os anfitriões paranaense, Amazonas, Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo. O grupo B é formado por Maranhão, Rio de Janeiro, Roraima, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. As partidas terão transmissão ao vivo pelo Canal Vôlei Brasil.
O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro