pATROCINADOR OFICIAL

4ª etapa acontece no Rio de Janeiro e serve como prática para curso internacional de arbitragem

Didático

5 de novembro de 2015

Pão de Açúcar será o cenário desta etapa

(Alexandre Arruda/CBV)

A quarta etapa do Circuito Banco do Brasil Nacional da temporada 2015 terá um atrativo diferente. O torneio, que acontece entre esta sexta-feira (06.11) e o domingo (08.11) na Escola de Educação Física do Exército (EsEFex), no bairro da Urca , no Rio de Janeiro (RJ), fará parte das sessões práticas do Curso para Candidatos a Árbitro Internacional de Vôlei de Praia, também realizado no local.

O Circuito Banco do Brasil Nacional é composto por 12 times em cada naipe, oito classificados direto à fase de grupos pelo ranking de entradas, além de outros quatro definidos na disputa do qualificatório, que acontece nesta sexta-feira (06.11).

As duplas serão divididas em três grupos com quatro e jogam dentro da chave, com os oito melhores (primeiro e segundos, além de dois terceiros colocados) avançando às quartas de final. Todos estes jogos ocorrem no sábado (07.11). O domingo (08.11) é reservado para partidas das semifinais, disputas de bronze e finais dos dois naipes.

Estão garantidas no torneio masculino, pela posição no ranking de entradas, as seguintes duplas: Marcus Borlini/Daniel Lazzari (ES/SC), Lipe/Ramon Gomes (CE/RJ), Rodrigo Saunders/Guto (CE/SP), Gilmário/Paulo Amado (PB/DF), Ícaro/Léo (PB), Nilton/Anderson Melo (RO/RJ) e Márcio Gaudie/Fábio Guerra (RJ). Outras 33 duplas lutam pelas últimas quatro vagas no torneio qualificatório.

No feminino, as seguintes duplas já estão classificadas pelo ranking de entradas: Izabel/Camila (PA/RJ), Érica Freitas/Danielle (MG/MS), Andréa Teixeira/Leize (SC), Mayana/Juliana Simões (TO/PR), Thati/Renanta (PB/RJ), Evelyn/Fabrine (SC/BA), Pauline/Fernanda Nunes (RJ) e Beatriz/Sandressa (RJ/AL). Outras 21 equipes disputarão o qualificatório.

Após as etapas no Rio de Janeiro e Salvador (BA) e Brasília (DF), o torneio chega novamente à capital fluminense e seguirá para Maringá (PR). As quatro etapas de 2016 ainda serão anunciadas pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV).